icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
25/07/2014
15:48

Uma faixa com a inscrição "As Malvinas são argentinas" fez com que a Associação do Futebol Argentino (AFA) fosse multada pela Fifa em 30 mil francos suíços (quase R$ 74 mil). A faixa foi exibida pelos jogadores argentinos antes do amistoso contra a Eslovênia, ainda antes da Copa do Mundo, na cidade de La Plata.

Em comunicado, a Fifa justifica a multa alegando que a AFA violou o artigo 60 do seu regulamento, que fala sobre a proibição de "ação política", e o artigo 52 do Código Disciplinar, que descreve a "conduta incorreta de uma equipe".

O amistoso disputado entre Argentina e Eslovênia, no último dia 7 de junho, terminou com vitória argentina por 2 a 0. Os gols foram de Messi e Ricky Álvarez.

As Ilhas Malvinas são um arquipélago, localizado próximo a costa argentina, pertencente ao Reino Unido, que as chamam de Falklands. O território é reivindicado pela Argentina e o país sul-americano chegou a entrar em conflito com as forças britânicas pelo controle das ilhas em 1982. A Argentina saiu derrota no conflito, que durou pouco mais de dois meses e causou 907 baixas, sendo que 649 delas argentinas.