icons.title signature.placeholder Guilherme Abrahão e Matheus Babo
03/04/2014
15:42

Sonho realizado. Foi com esse sentimento que Cristovão Borges assumiu o Fluminense nesta quinta-feira, nas Laranjeiras. Sereno como de costume, o treinador falou sobre como aconteceu a conversa, explicou o porque aceitou o desafio de treinar o clube em um momento complicado, atual relação da diretoria com a patrocinadora e sobre a história que teve como jogador do clube.

- É um sonho realizado. Penso muito na minha carreira, quando terminei o Campeonato Brasileiro pelo Bahia, daquela maneira, sabia que me valorizaria bastante. Pensei e sonhei dar um passo maior. Tive paciência, esperei e apareceu uma do Fluminense compatível com o que eu desejava. Vou trabalhar e dar de tudo para que dê certo - explicou.

Cristovão Borges também fez questão de agradecer a oportunidade de comandar a equipe tricolor no restante do ano, destacando o bom trabalho realizado na temporada passada no Bahia e considerou o acerto com o time das Laranjeiras um degrau a mais em sua carreira.

- Estou ansioso. Sensação de iniciante, muito feliz, contente, é mais uma oportunidade e vou fazer de tudo para segurar bem. O desafio é grande, mas é um desafio pelo tamanho e a qualidade do Fluminense. É um clube com força, camisa e potencial para reagir. quando terminei o Campeonato Brasileiro pelo Bahia, daquela maneira, sabia que me valorizaria bastante. Pensei e sonhei dar um passo maior. Tive paciência, esperei e apareceu uma do Fluminense compatível com o que eu desejava - discursou.

Como jogador, Cristovão Borges defendeu as cores do Fluminense entre os anos de 1979 e 1983 tendo conquistado neste período o Carioca de 1980. O treinador volta ao Rio cerca de um ano e meio após deixar o comando técnico do Vasco.

CONFIRA A ENTREVISTA DE CRISTOVÃO BORGES NA ÍNTEGRA:

DESAFIO DE ASSUMIR O FLUMINENSE
O desafio é grande, mas é um desafio pelo tamanho e a qualidade do Fluminense. É um clube com força, camisa e potencial para reagir. Espero que eu possa fazer isso acontecer. Estou motivado para isso e sabendo do potencial e da qualidade dos jogadores, isso me deixa mais animado ainda.

HORIZONTE
Temos que tirar essa vantagem. O time tem condições para isso. Tem qualidade, potencial e força

REFORÇOS
Já existia bem apresentada a necessidade de reforços. O elenco tem qualidade, mas precisa de alguns acertos. No primeiro dia, quando nós conversamos, hoje nós vamos continuar conversando.

O fato de eu ter sido jogador, me ajuda bastante. O Vasco me deu uma experiência muito boa.

MOMENTO COMPLICADO FORA DE CAMPO
Não me preocupa. O desejo de todos que estão fora ou dentro é ver o Fluminense bem dentro de campo. Em relação a minha carreira aqui, foi o clube onde assinei meu primeiro contrato como profissional. Foi uma escola, que me deu vários ensinamentos, essa minha passagem teve momentos marcantes. Minha segunda partida foi um Fla-Flu, eu fiz um gol, um dos mais bonitos da minha carreira e isso ficou marcado. Aquilo foi importantissímo.

VAI CONVERSAR COM A UNIMED?
Vou estar junto com todo mundo. Todos os citados fazem parte diretamente do Fluminense. Todos querem ver o Fluminense bem. Não tem problema nenhum. Vamos nos juntar, ficar cada vez mais fortes e juntos teremos mais facilidade para vencer os desafios.

VAI PARTICIPAR DA ESCOLHA DOS REFORÇOS
Claro, sou o treinador, vou opinar também. A contratação de um jogador tem várias maneiras de ser concretizada. As condições do clube, qual será o patamar de investimento do clube. As necessidades existem, o grupo é qualificado, tem um potencial muito grande. A equipe vai render aquilo que pode render.

REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS DA UNIMED
Não me preocupa. Acompanho futebol, moro aqui no Rio e tenho uma ideia do que está acontecendo aqui no Fluminense. Conversamos, não é possível fazer um tipo de análise nesse momento e aquilo que me foi passado, me deixou satisfeito.

FRED E WALTER
Em relação a esse carinho do Renato com Walter, tenho carinho por todos. A minha relação com os jogadores, nos clubes que passei, sempre foi boa por conta da minha facilidade de se relacionar com eles. O Felipão está falando que precisa do Fred, imagina eu? É importante, pesa, quero ver ele fazendo gol.s

Eles já estavam jogando juntos. Vamos ver, vou analisar nos treinos. Eles podem jogar juntos comigo também.

GRANDE DESAFIO
Mudarmos o quadro. Neste momento é isso. A desclassificação no Carioca, os momentos recentes não são bons. Eu fico muito confiante. A gente olha o plantel do Fluminense e qualquer treinador vai chegar animado aqui. Vejo possibilidades de que posso mudar esse quadro. Eles estão com a cabeça e com a vontade de mudar isso. Estão incomodados com a situação.

ÚLTIMOS TREINADORES DO FLUMINENSE
Não posso falar deles. Sou aprendiz perto desses últimos treinadores. Aceitei o desafio porque acho o elenco qualificado. Estou animado.

CONTATO COM JOGADORES
Eu falei com alguns. Ainda vou conversar com eles.

HISTÓRICO DE DOIS MESES DOS ÚLTIMOS TREINADORES A FRENTE DO FLU. ASSUSTA?
Em nada. Confio no meu trabalho e nesse grupo do Fluminense. Estou animado e sei que esse grupo tem muita qualidade para conseguir bons resultados.

ESQUEMA TÁTICO
Vou fazer aquilo que fiz nos clubes onde passei. Considero meu trabalho bom, que foi bem feito nesses clubes. Espero que ele seja mais uma vez bom e seja bem aceito pelos jogadores.

TÉCNICO TOP DO BRASIL
Absolutamente não. Estou sempre aprendendo. Vocês citaram nomes de grandes treinadores.

TEMPO PARA TRABALHAR
É um tempo que nós vamos procurar aproveitar da melhor maneira possível. Primeiro objetivo é o jogo contra o Horizonte. Com isso, naturalmente, estaremos nos preparando também para o Brasileiro.

PROJETOS PARA O TIME
Tenho que conhecer o grupo que tenho e aí claro, só de ver, sou adversário do Fluminense há três anos. Daquilo que eu entendo, vou treinar, conhecer o plantel. Vou analisar e ver de que maneira o Fluminense pode ser eficiente. Estudar o elenco e ver como eles podem desenvolver um bom trabalho.

PRIMEIRO DIA
Estou ansioso. Sensação de iniciante, muito feliz, contente, é mais uma oportunidade e vou fazer de tudo para segurar bem.

SONHOU COM A OPORTUNIDADE
Claro. Penso muito na minha carreira, quando terminei o Campeonato Brasileiro pelo Bahia, daquela maneira, sabia que me valorizaria bastante. Pensei e sonhei dar um passo maior. Tive paciência, esperei e apareceu uma do Fluminense compatível com o que eu desejava. Vou trabalhar e dar de tudo para que dê certo.

RICARDO GOMES COMO DIRETOR EXECUTIVO
Gostaria muito. O futebol precisa do Ricardo. Uma pessoa com a sabedoria, com a qualidade do Ricardo tem que estar sempre no futebol. Não sei se existe a chance, mas se acontecesse, eu adoraria.

PRESSÃO
A conversa com o Peter foi ontem mesmo. A pressão existe de uma forma ou de outra, estamos acostumados e vivemos lidando com ela. Quando você consegue respondê-la de forma positiva e eu vejo isso aqui no Fluminense, isso te dá motivação e você tem possibilidades de superar.

OBRIGAÇÃO DE PASSAR NA COPA DO BRASIL
Tem obrigação porque o Fluminense é um time grande, de alto investimento e tem compromisso com a vitória, com o título. Temos que nos classificar sim na Copa do Brasil.

CONCA SOBRECARREGADO NA ARMAÇÃO
É difícil para mim falar sobre isso. Eu imagino, com certeza, que se o Renato fazia dessa forma, ele tinha os motivos dele. O que eu vou fazer, vou precisar primeiro olhar. O Fluminense é um time de muita técnica, muita qualidade, tem uma essência ofensiva e não podemos perder essa caracteristíca.