icons.title signature.placeholder RADAR / LANCEPRESS!
03/11/2014
13:41

A Federação Paulista de Futebol realizou em sua sede, nesta segunda, o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2015. Os moldes em que o campeonato estadual será disputado serão os mesmos deste ano. Serão quatro grupos com cinco times cada.

Cada um dos grandes (São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos) ficará em um grupo diferente. Os times que subiram da A2 para a série principal (Capivariano, Red Bull, São Bento e Marília) também ficarão um em cada grupo.

Na primeira fase - programada inicialmente para acontecer entre primeiro de fevereiro e oito de abril - cada um dos 20 times irá fazer 15 jogos. Vale ressaltar que os times do próprio grupo não se enfrentam.

Sendo assim, no grupo 1, o São Paulo se livra de enfrentar o atual campeão, o Ituano. No grupo 2, o Corinthians não pega a Ponte Preta, que está brigando pelo título da Série B e deve confirmar o acesso à Série A do Brasileiro do ano que vem nas próximas rodadas.

No grupo 3, o Palmeiras não terá de confrontar alguns times tradicionais, mas que já não assustam tanto no cenário do futebol: Portuguesa e Botafogo de Ribeirão Preto. Entre outros times, o Santos divide o grupo 4 com Bragantino e a surpresa da última edição, Penapolense. Por conta disso não precisará jogar contra essas equipes.

O único jogo que irá acontecer entre equipes do mesmo grupo será o das quartas de final. Os dois primeiros colocados de cada grupo decidirão em jogo único uma vaga nas semis. Na semifinal, também em jogo único, o classificado do confronto do grupo 1 encara o do grupo 2; e o classificado do grupo 3 encara quem passar do duelo do grupo 4.

Nas finais as partidas serão de ida e volta, programadas inicialmente para os dias 26 de abril e três de maio. Em relação ao rebaixamento, não importam os grupos. As quatro piores campanhas no geral descem para a Série A2 de 2016, ou seja, mais de um time do mesmo grupo pode ser rebaixado. Até lá, os grandes clubes terão de superar as zebras, que sempre dão as caras no estadual, enquanto os pequenos, por sua vez, tentarão surpreender.

CONFIRA OS GRUPOS DO PAULISTÃO 2015:

Grupo 1: São Paulo, Ituano, São Bernardo, Mogi Mirim e Red Bull Brasil
Grupo 2: Corinthians, Ponte Preta, Audax, Rio Claro e São Bento
Grupo 3: Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Linense e Marília
Grupo 4: Santos, Penapolense, Bragantino, XV de Piracicaba e Capivariano