icons.title signature.placeholder Felipe Bolguese
25/07/2014
07:30


Renato Augusto ocupará o lugar de Jadson, suspenso, e será titular no clássico deste domingo diante do Palmeiras. A substituição parece natural, mas na verdade foi um processo no período da Copa do Mundo, em que até a saída do meia foi cogitada.

No empate por 1 a 1 com o Atlético-PR, no dia 21 de maio, Renato foi mal e saiu no intervalo. Nos jogos seguintes, já como reserva, atuou por 24 minutos contra o Sport, nem entrou no duelo contra o Cruzeiro e só jogou 10 minutos diante do Botafogo, na Arena Corinthians. Enquanto pedia sequência publicamente, o jogador reclamava internamente por não jogar e ser escalado por apenas poucos minutos.

Diretoria e comissão técnica analisaram que Renato não era jogador para ficar no banco. Seu status, salário e expectativa de ser o craque do time eram problema. E a insatisfação do jogador também incomodava. Principalmente porque ele não estava 100% fisicamente e não dava a resposta esperada. Nenhuma das partes estava feliz.

O clube tratou de contratar o meia uruguaio Nicolás Lodeiro, ex-Botafogo, para reforçar o meio. Ficou decidido também que se houvesse uma boa proposta por ele, a venda não seria uma má ideia.

Durante a Copa, Mano manteve o time sem Renato Augusto, mas a postura nos treinos começou a agradar. Sua condição física também estava melhor. No amistoso contra o Uberaba, ele fez gol. Na volta do Brasileirão, não entrou diante do Inter, mas mostrou vontade quando foi escolhido no segundo tempo diante do Vitória.

- Acho importante ressaltar o crescimento novamente do Renato Augusto, em termos de confiança, força... Ele se sente mais seguro e também passa mais segurança. Ele arrancou de forma brilhante no lance que originou o pênalti. Ele já havia entrado bem domingo, em Salvador (contra o Vitória) - disse o técnico Mano Menezes.

Na última quarta, contra o Bahia, pela Copa do Brasil, entrou e fez um gol de pênalti. No fim, recebeu elogios. Agora, é hora de mostrar que foi bom para todo mundo ter esperado a hora dele brilhar.

ANTES DA COPA...

Corinthians 1x1 Atlético-PR
Titular, Renato não agradou e saiu no intervalo, por opção do técnico Mano Menezes.

......................

Sport 1x4 Corinthians
Com a goleada construída, Renato entrou no segundo tempo e atuou por 24 minutos.

......................

Corinthians 1x0 Cruzeiro
No jogo mais difícil antes da parada, Timão teve ótima atuação e venceu o líder no Canindé. Renato Augusto não foi escolhido por Mano e neste jogo ficou apenas no banco.

......................

Corinthians 1x1 Botafogo
No último teste da Arena Corinthians antes da Copa, Renato Augusto iniciou no banco outra vez. O Timão sofreu o empate no fim e ele atuou por apenas 10 minutos.

... E DEPOIS

Uberaba 1x4 Corinthians
Durante a Copa, o Timão fez um amistoso. Renato entrou bem, atuou por 26 minutos e ainda fez um gol na goleada em Minas.

......................

Corinthians 2x1 Internacional
Na volta do Campeonato Brasileiro, o meia ficou no banco, mas nem sequer entrou no duelo na Arena Corinthians. Desta vez, não reclamou.

......................

Vitória 0x0 Corinthians
No último domingo, ele entrou em Salvador e atuou por 35 minutos. Criou boas chances e quase ajudou a equipe a vencer.

......................

Corinthians 3x0 Bahia
Na última quarta-feira, ele entrou no lugar de Jadson, já para projetar o Dérbi de domingo. Fez boas jogadas e ainda marcou de pênalti.

RENATO AUGUSTO EM 2014

Jogos > 14

Jogos como titular > 6

Jogos como reserva > 8

Minutos > 578

Gols > 3

Assistências > 1

Cartões > 0