Após novo drama, Corinthians cuida do psicológico de Renato Augusto

Diego Costa e Diego Simeone (Fotos: AFP)
Diego Costa e Diego Simeone (Fotos: AFP)

Escrito por

Após sofrer seguidas lesões em 2013, Renato Augusto vive novo drama em 2014 - ele sentiu dores no joelho direito e foi vetado do duelo contra o Atlético-MG, no último domingo. O fato gera uma preocupação no clube em relação ao estado psicológico do jogador, que ganhará atenção especial do departamento de futebol. Muitos acreditam que este seja um dos fatores que faz o meia não conseguir deslanchar.

- O histórico de lesões atrapalha, o atleta precisa do corpo para trabalhar. Quando ele sente qualquer coisa fora do normal, acaba ficando um pouco abatido, ainda mais um cara como ele, que trabalha bastante, treina muito... Isso abala um pouco. Estamos trabalhando isso com ele, com certeza ele voltará em breve - disse o médico do Corinthians, Guilherme Runco.

Em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, no dia seguinte ao que Renato sentiu o joelho, o técnico Mano Menezes afirmou que a cabeça do jogador preocupava. 

- Em função do histórico (de lesões), a gente se preocupou em tranquilizá-lo. Sempre falo que a parte mais importante é convencer a cabeça do jogador. Ele tem de ter a confiança que não tem nada. Aí, faz o exame, a gente mostra... - disse Mano, na última sexta.

Na quinta-feira passada, o jogador não conseguiu treinar e foi ao consultório do médico Joaquim Grava para cuidar das dores no joelho. Os exames mostraram que não há lesão, e sim uma inflamação no local. Com isso, o camisa 8 alvinegro fez fisioterapia, foi liberado para treinar na sexta e participou por 20 minutos de um treino coletivo, entre os titulares. No sábado, ele novamente iniciou como titular no treino tático, mas aguentou apenas por 11 minutos e saiu de campo em um carrinho de golfe.

Justamente para evitar que as lesões o atormentassem, o meia começou o ano realizando um trabalho de fisioterapia especial e só fez seu primeiro jogo no dia 16 de fevereiro, no clássico contra o Palmeiras. Depois deste jogo, visivelmente abaixo nas condições físicas, ele foi desfalque nos três duelos seguintes. Depois, enfim, começou a ser utilizado com frequência e terminou o Paulistão com cinco jogos em sequência, contando o duelo diante do Bahia de Feira, pela Copa do Brasil.

Para Cássio, retorno de Renato Augusto é fundamental para o Corinthians

O Corinthians teve cerca de um mês para se preparar para o Brasileirão e Renato Augusto treinou praticamente todo o período sem problemas. Ele vinha sendo testado como titular ao lado de Jadson, assim como na reta final do Paulistão, e esteve em campo com destaque nos dois jogos-treinos, contra Ponte Preta e Osasco Audax. Nos dias que antecederam a estreia no Nacional, porém, ele acusou as dores.

Na temporada passada, o jogador passou por três momentos delicados que o tiraram de mais de 50% dos jogos da equipe no ano: estiramento na coxa esquerda, durante o Paulistão, fratura no rosto, durante o Brasileirão, e uma artroscopia no joelho direito, para cuidar de uma membrana inflamada e parte da cartilagem, na reta final do Brasileirão e antes das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio.

Com o problema atual, ele passa a ser dúvida para o duelo contra o Flamengo, no domingo, no Pacaembu. Se não sentir mais dores até quinta ou sexta-feira, ele poderá ficar ao menos no banco de reservas.

- Ele (Renato Augusto) fica um pouco chateado, porque gosta muito de ajudar e é dedicado. Ele trabalha muito forte, é natural que fique chateado, nós ficamos também. Ele vinha trabalhando pesado nesses 30 dias sem jogos, fez todos os treinos, jogos-treinos, e, na hora em que estava pronto para jogar, sentiu um incômodo. Mas foi uma situação isolada e em breve estará resolvida - aposta o médico do Timão.

 

 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter