icons.title signature.placeholder Eduardo Mendes
19/07/2014
08:04

O Cruzeiro foi convidado para participar de um seminário de marketing no qual irá expor resultados e estratégias adotadas na expansão do sócio-torcedor. Representado pelo diretor de marketing Marcone Barbosa, o clube fará uma apresentação ao lado de Domingos Oliveira, CEO do Benfica. Os Encarnados são referência no programa de relacionamento com a torcida, contando com cerca de 300 mil associados. O encontro está inserido na programação da Jornada de Gestão e Marketing Desportivo, que acontecerá no próximo sábado, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Com quase 60 mil torcedores atualmente cadastrados, a Raposa fechou 2013, quando reativou o programa após a reabertura do Mineirão, com 45 mil sócios. O projeto somado à arrecadação com bilheteria e prêmios por conquistas de títulos gerou uma receita inédita ao clube superior a R$ 70 milhões.

- Trabalhos com o sócio desde 2004. Nossa própria experiência serviu de base para o segundo ciclo do programa. Tínhamos como modelo os clubes do Sul e, fora do país, o Benfica, que tem a experiência mais bem sucedida. Algumas coisas adaptamos dos brasileiros, como a organização que colocavam do clube para o sócio. No caso do Benfica, a parte que dos benefício tangíveis - explicou Marcone Barbosa.

O sucesso no programa em 2013, quando o Cruzeiro foi campeão brasileiro, despertou a atenção de outros clubes brasileiros que visitaram o marketing celeste para trocar informações. Representantes de Santos, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Ponte Preta e Inter conversaram com os dirigentes sobre como a Raposa obteve êxito na reativação do projeto.

Até o fim de 2014, o clube espera atingir a marca de 80 mil associados e se aproximar da meta estabelecida pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares. O mandatário deseja contar com cem mil sócios no ano do centenário do Cruzeiro, em 2021.