Apesar do Ebola, Copa Africana não será adiada, anuncia federação

Leo Moura - Treino do Flamengo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)
Leo Moura - Treino do Flamengo (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)

Escrito por

A CAF (Confederação Africana de Futebol) anunciou nesta segunda-feira que manterá as datas originais da Copa Africana de Nações, prevista para ocorrer entre os dias 17 de janeiro e 8 de fevereiro no Marrocos. O país-sede havia pedido que a entidade considerasse o adiamento do torneio por conta do surto de Ebola no continente.

No entanto, após considerar o pedido de políticos marroquinos, a CAF manteve seu posicionamento e anunciou uma série de razões pelas quais se responsabilizava a organizar uma competição mesmo no meio de um grande problema de saúde - a OMS (Organização Mundial de Saúde) também aconselhou que a Copa Africana fosse adiada.

Entre os motivos citados pela entidade, está o fato de que nenhum caso de Ebola foi registrado em conexão com uma partida de futebol - e as Eliminatórias para a Copa Africana seguem em pleno vapor no continente, exceto nos países onde o surto está fora de controle. Nesses casos, as seleções jogam em territórios neutros.

Além disso, cita a CAF, dos três países com os piores índices do surto de Ebola, apenas Guiné segue com chances de classificação ao torneio. A seleção do país tem mandado os jogos na cidade de Casablanca, no Marrocos, que também foi elogiado pela capacidade de seus sistema de saúde.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter