icons.title signature.placeholder Leonardo Pereira
08/12/2013
18:57

Com a inspiração e ajuda celestial de Nilton Santos, o Botafogo ganhou uma entrada provisória para a Copa Libertadores. O Glorioso bateu o Criciúma por 3 a 0 neste domingo, no Maracanã, chegou aos 61 pontos e no pior dos mundos ficará na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Mas caso a Ponte Preta vença o Lanús na próxima quarta-feira, na Argentina, e conquiste a Copa Sul-Americana, é a Macaca que avança para a Liberta.

Já o Tigre, que tinha chance de ser rebaixado para Série B, segue na elite do futebol nacional porque o Vasco perdeu para o Atlético-PR, na Arena Joinville, e caiu com 44 pontos.

O torcedor alvinegro deixou o pessimismo em casa e foi ao Maracanã. Enquanto se acomodava, sintonizava o radinho e tirava a calculadora do bolso, o time foi logo abrindo o placar. Com nove minutos de jogo, Lodeiro cobrou falta. A bola desviou em Dória e entrou.

Dória comemora o primeiro gol do Fogão no Maracanã (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)

O Botafogo manteve a calma nos momentos seguintes. O Santos fez dois gols no Goiás em pleno Serra Dourada, fato que deixou o Glorioso mais consciente de suas ações.

Já o violento Criciúma teve apenas uma boa chance nos 45 primeiros minutos, quando João Vitor obrigou Jefferson a fazer uma grande defesa.

A expulsão de João Vítor, logo no início do segundo tempo, tornou o jogo ainda mais fácil para o Botafogo, que passou a apertar mais em busca do segundo gol, uma questão de tempo: Elias, aproveitando rebote de Galatto, aumentou a festa dos alvinegros.

Depois do segundo, foi tocar a bola, passar por alguns sustos, cansar o Criciúma e festejar com a torcida, sobretudo com o gol de Seedorf no final do jogo. Agora é secar a Ponte Preta, Botafogo.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 x 0 CRICIÚMA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 08/12/2013 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Renda e público: R$ 522,105,00 e 28.340 pagantes

Cartão Amarelo: Rafael Marques (BOT); Ewerton Páscoa, João Vítor, Serginho (CRI)
Cartão Vermelho: João Vítor, 5'/2ºT (CRI)

Gols: Lodeiro, 9'/1º (1-0); Elias, 22'/2ºT (2-0); Seedorf, 43'/2ºT (3-0)

BOTAFOGO: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Seedorf (Hyuri, 44'/2ºT), Lodeiro e Rafael Marques (Lima, 45'/2ºT); Elias (Bruno Mendes,33'/2ºT). - Técnico: Oswaldo de Oliveira

CRICIÚMA: Galatto; Sueliton, Ewerton Páscoa, Matheus Ferraz e Marlon; Serginho (Luizinho Melo, 38'/2ºT), Bruno Renan, João Vitor e Ricardinho (Leandro Brasília, 8'/2ºT); Lins e Wellington Paulista (Douglas, 25'/2ºT) – Técnico: Argel Fucks