icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
01/12/2013
18:55

Ainda não é oficial, mas o torcedor da Portuguesa já pode comemorar a permanência na elite do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no Moisés Lucarelli, em Campinas, a Lusa venceu a já rebaixada Ponte Preta por 2 a 0, chegou a 47 pontos e ocupa 13º lugar na tabela. Com isso, apenas uma tragédia pode rebaixar a equipe do Canindé, que recebe o Grêmio na rodada final.

O 17º colocado é o Vasco, que derrotou o Náutico e tem 44 pontos. Se o time carioca vencer o Atlético-PR no próximo domingo, ficará com a mesma pontuação da Lusa e igualará o número de vitórias. No entanto, a diferença é de 11 gols no saldo. Além disso, Internacional, Criciúma e Coritiba, respectivamente, estão entre a Portuguesa e a zona de rebaixamento.

Ou seja, mesmo com aquele velho ditado do torcedor lusitano de que "coisas inacreditáveis acontecem com a Portuguesa", é praticamente impossível a equipe jogar a Série B no ano que vem. Já a Ponte Preta, que poupou jogadores neste domingo, se despede da elite no próximo domingo, diante do Internacional, no Estádio Centenário.

A Macaca, porém, ainda tem um sonho a se realizar neste ano. Quarta-feira disputa o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, contra o Lanús, no Pacaembu. É a primeira decisão internacional da Ponte Preta, que eliminou o São Paulo na semifinal.

De volta ao jogo deste domingo entre os paulistas, a Lusa não encontrou muitas facilidades, apesar de a Ponte ter se poupado. Mas também não foi tão difícil assim. Aos 15 minutos, Souza cobrou escanteio e Henrique cabeceou livre para abrir o placar no Moisés Lucarelli.

Depois, Luis Ricardo até acertou a trave e a Lusa esboçou uma pressão, mas o segundo gol só veio na etapa final. Aos 20, em uma ótima triangulação, Wanderson recebeu livre na área e ampliou.

Mesmo nos minutos finais, com o resultado já definido, as equipes se esforçaram bastante e criaram jogadas de perigo. O placar, no entanto, não se alterou: 2 a 0 para a Portuguesa, que praticamente se garantiu na elite do Brasileiro!

FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 0 X 2 PORTUGUESA

Local: Moisés Lucarelli, Campinas (SP)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Renda e público: R$ 18.693,00 / 2.390 pagantes
Cartões amarelos: Bruno Henrique (POR); Chiquinho, Betão (PON)
Gols: Henrique, aos 15'/1ºT (0-1); Wanderson, aos 20'/2ºT (0-2)

PONTE PRETA: Daniel; Régis (Ferron - 26'/2ºT), Betão, Raphael Silva e Chiquinho; Magal, Ferrugem (Rafael Ratão - 18'/2ºT), Alef e Adrianinho; William (Luizinho - 31'/2ºT) e Adaílton. Técnico: Jorginho.

PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Moisés, Bruno Henrique (Muralha - 43'/2ºT) e Souza (Wanderson - intervalo); Henrique (Correa - 28'/2ºT) e Gilberto. Técnico: Guto Ferreira.