icons.title signature.placeholder LANCEPRESS!
16/11/2013
21:26

O barco suíço Alinghi ainda não se deu por vencido e colocou fogo na decisão da temporada 2013 do Extreme Sailing Series. Neste sábado, em Florianópolis (SC), palco da última etapa do ano, a equipe do comandante Morgan Larson venceu quatro das oito regatas do dia e se manteve na cola do líder, o The Wave Muscat, de Omã. Neste domingo, a partir das 14h (de Brasília), o troféu da competição conhecerá o seu dono. O canal SporTV 3 transmite a decisão a partir das 14h30.

Sem conseguir uma vitória sequer neste sábado, o Wave Muscat priorizou a marcação sobre o Alinghi. Com o bom desempenho dos suíços, a diferença que era de nove pontos, caiu para apenas três (156 a 153). No penúltimo dia, ainda foram registradas duas vitórias do Red Bull Sailing Team, uma do ChinaSpirit e uma do SAP Extreme Sailing Team, que proporcionou ao público aglomerado na Vila da Regata o momento mais espetacular do sábado, na penúltima regata. A tripulação dinamarquesa foi surpreendida por uma rajada e não conseguiu evitar que um dos cascos emborcasse, o que provocou a capotagem da embarcação.

Longe do susto, o comandante do Alinghi, Morgan Larson, deixou a raia com a certeza de que sua equipe encontrou a receita para vencer em Florianópolis.

- Fizemos um grande trabalho e o último dia deverá ser bastante divertido. Três ou quatro equipes estão na briga pela etapa e duas lutam diretamente pelo título da temporada. O domingo será de muita adrenalina. Eles (The Wave Muscat) estão na frente, mas ainda temos chance - declarou o comandante.

À véspera do momento que poderá se tornar histórico, Leigh McMilliam reconheceu que não foi o melhor dos dias para o barco líder.

- Acontece com todos. Nem sempre acertamos. Temos de ser conscientes de que nada está definido. Tudo pode acontecer no último dia. Vamos partir para a decisão. É para isso que viemos - disse McMilliam, que pode se tornar o primeiro comandante bicampeão do Extreme Sailing Series.

Por conta de uma avaria no barco, o Team Brazil Mapfre não participou da disputa de sábado. A equipe deve retornar neste domingo.


Classificação após o 3º dia - 19 regatas:

1 - The Wave Muscat (OMA): 156 pontos
2 - Alinghi (SUI): 153 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT): 146 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN): 130 pontos
5 - ChinaSpirit (CHN): 122 pontos
6 - Realteam (SUI): 103 pontos
7 - GAC Pindar (NZL): 102 pontos
8 - Team Brazil Mapfre (BRA): 28 pontos