icons.title signature.placeholder Fábio Aleixo
02/03/2014
18:39

Em sua primeira participação na chave principal do Aberto do Brasil, Federico Delbonis (61º do mundo) surpreendeu e ficou com a taça.

Na tarde deste domingo, no Ginásio do Ibirapuera, o argentino de 23 anos superou o italiano Paolo Lorenzi (114º) por 2 sets a 1 (4-6, 6-3 e 6-4), em 2h06 para conquistar o primeiro título de um torneio de nível ATP de sua carreira.

No ano passado, Delboonis havia chegado à final do ATP 500 de Hamburgo (ALE), mas acabou derrotado pelo também italiano Fabio Fognini.

Com esta conquista, Delbonis pulará para a 44ª colocação do ranking mundial e passará a ser o terceiro melhor argentino na lista, atrás de Juan Martín del Potro (7º) e Juan Mónaco (43º).

Argentino beija o troféu do torneio (FOTO: Divulgação/ Brasil Open_) 

Este é o segundo título conquistado por um tenista da Argentina em 14 edições do torneio. Em 2007, quando ele ainda era disputado na Costa do Sauípe (BA), Guillermo Cañas ficou com a taça.

Aos 32 anos Paolo Lorenzi disputava sua primeira final de um torneio da ATP. Caso tivesse ficado com o título, seria o mais velho a ser campeão pela primeira vez desde 2002, quando Wayne Arthurs, com 35 anos, levou a taça em Scottsdale (EUA).

Algoz de Thomaz Bellucci nas semifinais, Delbonis teve seu serviço quebrado apenas uma vez na partida, o que foi o suficiente para Lorenzi vencer o primeiro set.

Porém, nas duas parciais seguidas, o argentino conseguiu uma quebra em cada uma delas para assegurar a sua vitória.