icons.title signature.placeholder Lucas Silveira
17/07/2014
07:30

A reportagem do LANCE!Net apurou que nos últimos três anos, o Corinthians emprestou sete jogadores à Portuguesa. Nenhum desses atletas caíram nas graças da torcida corintiana. A grande maioria dos jogadores repassados ao clube do Canindé para ganhar experiência foram revelados nas divisões de base do Timão. Apenas Gomes e Jocinei, que não fazem parte da lista.

O Corinthians liberou o meia peruano Ramírez para atuar na Portuguesa até o fim desta temporada. Apenas detalhes separam o jogador do Canindé. Verbalmente acertado com a Lusa, o atleta segue treinando normalmente no Timão. O peruano tem contrato com o Alvinegro Paulista até o fim de dezembro deste ano.

O peruano chegou ao Parque São Jorges em 2011. Pelo Timão, o meia atuou em 54 oportunidades, tendo marcado cinco vezes. No começo do ano passado, o atleta foi emprestado à Ponte Preta. A sua estreia no clube campineiro aconteceu, diante do rival Guarani, onde marcou um gol na estreia. Na Macaca, o peruano disputou 28 partidas, tendo anotado apenas duas vezes.

Os dois primeiros reforços da Portuguesa, foram o volante Boquita e o atacante Edno. Eles atuaram pelo clube em 2011, quando a equipe se consagrou campeã da Série B daquele ano e ficou conhecida como "Barcelusa". Na ocasião, o time da capital paulista apresentava estilo de jogo semelhante ao do Barcelona. A equipe conquistou o retorno para a elite do Brasileiro, com sete rodadas de antecedência.

Edno chegou no Timão no segundo semestre de 2009, mas não vingou pelo clube. Antes de embarcar no Parque de São Jorge, ele atuou na Lusa no começo da temporada de 2008 até ser contratado pelo Timão. Em 49 jogos pela Portuguesa, o atacante anotou 20 gols naquele ano. Pelo Timão, o ex-jogador corintiano fez 26 jogos, tendo anotado somente dois gols.

Após se destacar pelo Fogão em 2010, o jogador retornou ao Corinthians, mas novamente a sua passagem passou desapercebida. Após o Timão ser eliminado pelo Tolima (COL) na pré-Libertadores de 2011, o jogador foi alvo de protesto da torcida. O atleta ficou no Timão até o começo de junho. Na mesma temporada, o jogador chegou no Canindé, com o discurso de "dar a volta por cima".

A volta do jogador ao Canindé surtiu efeito. O atacante marcou 13 dos 71 gols da histórica campanha. O "Barcelusa" conquistou 23 vitórias em 38 rodadas. A equipe rubro-verde teve um aproveitamento de 71%.
 
Revelado nas divisões de base do Corinthians, o volante Boquita brilhou pelo Timão, quando o Alvinegro foi campeão da Copinha de 2009. No mesmo ano, o volante foi integrado ao elenco profissional. Pela equipe principal, a sua estreia aconteceu na vitória sobre o Paulista de Jundiaí, por 3 a 2. A partida ocorreu no estádio Jaime Cintra. Nesse mesmo jogo, o volante acertou uma cabeçada na trave.

Ao todo, o volante disputou 60 partidas e marcou quatro gols. O jogador ainda "rodou" pelo Bahia e Atibaia. No início desta temporada, a ex-revelação corintiana disputou o Campeonato Paulista pelo Atlético Sorocaba. Atualmente, o atleta está sem clube. Pela Portuguesa, o volante disputou 69 partidas, tendo marcado dois gols.  

O jovem volante Willian Arão, revelado pelo rival São Paulo, chegou ao Corinthians somente em 2011. Com a camisa alvinegra, Arão tem no currículo 18 jogos e não fez nenhum gol. Em meados do ano passado, o atleta chegou a ser emprestado pela diretoria à Portuguesa. A primeira vez que o volante vestiu o manto alvinegro foi no duelo, contra o Flamengo em um amistoso, realizado em Londrina (PR) no começo do ano passado.

A estreia na equipe titular ocorreu, diante da Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista de 2013. Pelo time do Canindé, o volante participou em 15 oportunidades. O jogador retornou ao Corinthians, após a Portuguesa ser rebaixada para a Série B. Com isso, o atleta voltou a enfrentar concorrências no Timão.

Sem espaço no clube paulista, o destino foi à Chapecoense. Emprestado pelo Corinthians no início desta temporada, o jogador atuou 16 vezes pelo clube catarinense. Arão tem apenas um gol na carreira. O tento assinalado saiu diante do Atlético de Ibirama, pelo Campeonato Catarinense.

A boa relação entre Lusa e Timão ocorreu em uma nova troca de jogadores. Sem saber se disputava à elite do Brasileirão, a diretoria corintiana "cedeu" três atletas ao clube. Os jogadores envolvidos na transação foram o zagueiro André Vinicius, o volante Gomes e o meia-atacante Giovanni. Os jogadores foram devolvido ao clube de Parque São Jorge a pedido do ex-técnico Argel Fucks.

Revelado nas divisões de base do Timão, o beque André Vinicius subiu ao elenco profissional em 2010. A estreia como profissional do zagueiro aconteceu, diante do Paulista de Jundiaí, pelo Paulistão do ano passado. A promessa corintiana atuou ainda no Paraná Clube em 2012, e Bragantino em 2013. Atualmente, ele defende o União da Madeira (POR).

O volante Gomes iniciou a carreira no Flamengo de Guarulhos. O jogador chegou ao Timão através de uma parceria com o clube da Grande São Paulo. O Corinthians tem parceria com o clube desde o final de 2010. Pelo Alvinegro, o volante atuou em três oportunidades. Em todas as situações, ele começou a partida como titular. Gomes ainda passou pelo Bragantino, J. Malucelli e Lusa. O jogador entrou somente uma vez pelo clube do Canindé. Gomes foi emprestado novamente pela diretoria alvinegra. O volante defende o Guarantiguetá, onde disputa a Série C do Campeonato Brasileiro.

O meia-atacante Giovanni, oriundo das divisões de base do Timão, participou da campanha vitoriosa, quando o Alvinegro se consagrou campeão da Copinha em 2012. No mesmo ano, o jogador subiu para o elenco profissional. Pelo Timão, o meia atuou em 17 oportunidades, tendo anotado duas vezes.

Para ganhar experiência, a cúpula alvinegra emprestou o jogador para a Ponte Preta até o fim da temporada passada. Com o descenso da Macaca para a Segundona, o jogador retornou ao Parque de São Jorge. Sem espaço, a diretoria viu que a saída era emprestar o jogador novamente. A Portuguesa se mostrou interessada e oficializou a sua contratação até o final do Estadual.

A passagem pelo clube do Canindé durou pouco. O meia atuou 12 vezes pelo time rubro-verde e não marcou nenhum gol. O ex-comandante da Lusa, Argel Fucks não gostou do desempenho do jogador e mandou o jogador de volta para o Timão. Além disso, o zagueiro André Vinícius e o volante Gomes, também deixaram a Portuguesa a pedido de Argel. O vínculo de Giovanni com o clube alvinegro se encerra no final de maio de 2016. Atualmente, o jogador está no treinando no Timão. O atleta treina separado do elenco principal.

Jocinei chegou ao Parque São Jorge em meados de 2013. Ele foi contratado pelo Timão junto ao Rio Claro. O volante atuou em seis oportunidades, sendo titular apenas uma vez. O atleta atuou no clube ao longo de uma temporada e não marcou nenhum gol. Sem espaço no Timão, o atleta rescindiu o vínculo com o Alvinegro. O jogador acertou o contrato com a Lusa até o fim deste ano.