icons.title signature.placeholder Rodrigo Vessoni
03/11/2014
07:03

Cristian pode ser reforço do Corinthians para a próxima temporada. Liberado pelo Fenerbahçe no último mês de agosto, o volante contactou pessoas ligadas ao clube e questionou sobre a possibilidade de um retorno em janeiro.

O desejo do jogador já foi repassado a Mário Gobbi e ao gerente de futebol Edu Gaspar, que ainda não elaboraram uma proposta oficial – Ronaldo Ximenes, diretor de futebol e responsável pelas chegadas de Elias e Lodeiro, segue afastado sem explicação oficial do clube.

Para trazê-lo de volta ao Parque São Jorge após cinco temporadas, bastará um acerto financeiro com o próprio Cristian. Sem vínculo contratual com os turcos ou qualquer outra equipe, a equação financeira se resume à luva e ao salário.

– Todo jogador que atuou no Corinthians não acerta com ninguém antes de ligar aqui para sentir se há interesse. Cristian é mais um deles – explicou uma das pessoas próximas ao presidente corintiano.

E interessados existem. O LANCE!Net apurou que Flamengo, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro já fizeram sondagens com o volante para saber as condições financeiras. Cristian, porém, pediu que todos aguardassem o fim do ano. Na verdade, ele aguarda uma posição oficial do Corinthians...

A possibilidade de um acerto para início de 2015 quase foi antecipada. Cristian tentou a liberação antes do fechamento da última janela, que ocorreu no fim de julho. A diretoria do Fenerbahçe, porém, demorou com a parte burocrática e o atestado liberatório (quebra do contrato) saiu apenas em agosto, forçando o volante a esperar a próxima temporada para acertar com times no Brasil. Desde então, Cristian retornou ao Brasil e, neste momento, segue em férias no interior de São Paulo. No aguardo do novo destino...

GOBBI EM MAIO: 'HÁ UM COMPROMISSO'
Se houver um acerto entre Corinthians e Cristian nos próximos dias, o mesmo será consequência de um acordo firmado entre o jogador e o presidente do clube. Em maio deste ano, Mário Gobbi Filho revelou uma promessa entre eles nos bastidores.

– Há um compromisso feito por mim e pelo Cristian, que assim que ele ficar livre na Turquia, ele voltará para o Corinthians – disse o mandatário.

No Fenerbahçe, o volante conquistou dois Campeonatos Turcos (2010/11 e 2013/14), duas Copas da Turquia (2011/12 e 2012/13) e uma Supercopa da Turquia (2009). No Parque São Jorge, além de ter sido importante na conquista da Série B, Cristian conquistou o Paulistão (2009, invicto) e a Copa do Brasil, na mesma temporada.

CROWDFUNDING EM JANEIRO/12
Em janeiro de 2012, Cristian quase voltou ao Corinthians por meio de um sistema de compra inusitado no futebol. O modelo que seria utilizado por uma empresa seria o de crowdfunding, que nada mais é do que “financiamento por multidão”, na qual pessoas contribuam com pequenas quantias, por colaboração, no intuito de viabilizar uma ideia, negócio ou projeto. Cristian gravou vídeos, mas a ideia não saiu do papel e o atleta ficou no futebol turco.

A CONCORRÊNCIA NO ELENCO:

Ralf
No Parque São Jorge desde 2010, volante pode sair em janeiro. Após se recuperar de dores no joelho direito, voltou no banco de reservas.

Bruno Henrique
Chegou no início do ano e, após amargar o banco por alguns meses, assumiu a vaga de titular e, neste momento, é um dos mais regulares.

Elias
Contratado por quase R$ 13 milhões, ainda não conseguiu render como rendia na 1 passagem.

Guilherme Andrade
Irregular quando é colocado na posição de volante, luta pela vaga de reserva na lateral direita. Pode não ficar em 2015.