icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
11/06/2014
11:12

Pelo terceiro dia consecutivo, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, amanheceu fechado em virtude da neblina que afeta a capital gaúcha. Na semana em que começa a Copa do Mundo, uma das sedes da competição, a preocupação cresce. Nesta terça, o local ficou mais de três horas parado e só reabriu no início da manhã, situação menos grave que a da última terça, quando foram nove horas sem pousos e decolagens. Com a urgência da situação, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) deve liberar o uso do Sistema de Pouso por Instrumentos (ISL na sigla em inglês), que, segundo estima o órgão, reduzirá em, no mínimo, 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo.

De todos os aeroportos sob responsabilidade da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Salgado Filho é, disparado, o que está com mais voos atrasados na manhã desta terça. Segundo o balanço divulgado no site do governo, 36,8% dos voos estavam nessa situação. Em Curitiba, por exemplo, a reportagem do LANCE!Net ouviu vários avisos de que os voos com destino à capital gaúcha estavam sendo postergados. 

No próximo domingo acontece a primeira partida do Mundial no Beira-Rio, entre França e Honduras. As delegações dos dois países têm chegada prevista para dois dias antes, por conta de treinos e entrevistas oficiais da Fifa. Além disso, os turistas começam a chegar a Porto Alegre para acompanhar as partidas (serão cinco ao todo). 

A instalação do novo instrumento começou a ser feita no fim do ano passado para justamente operar nos meses de maior incidência de chuvas e nevoeiro. O Sistema de Pousos por Instrumentos (Instrument Landing System, em inglês) permite uma orientação para a aeronave na etapa final de aproximação da pista. O pedido para autorizar a utilização do ISL será feito pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Confira nota da Secretaria de Avião Civil da Presidência da República: 

"O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, solicitou à Anac informações sobre o procedimento de homologação do sistema de pouso por instrumentos (ILS categoria 2) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Foi informado que a autorização para o uso do equipamento será concedida amanhã (11/06).

Em Porto Alegre, a instalação do ILS CAT 2 reduzirá em, no mínimo, 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo."