icons.title signature.placeholder RADAR/LANCEPRESS!
05/11/2014
18:37

O Abu Dhabi Ocean Racing foi o grande vencedor da etapa Espanha/África do Sul da Volvo Ocean Race. Na tarde desta quarta-feira, a equipe árabe cruzou a linha de chegada após 25 dias de regata, partindo de Alicante, na Espanha, e terminando na Cidade do Cabo, na África do Sul. A equipe Dongfeng, da China, conquistou a segunda colocação, chegando 12 minutos após o Abu Dhabi.

Emocionado, Ian Walker, comandante da equipe árabe, valorizou a conquista enaltecendo a disputa acirrada com os chineses.

- Estou muito contente pela vitória! Não esperava. Nossa equipe velejou super bem e merecemos o resultado. As últimas duas horas foram extenuantes. Não podemos esquecer dos últimos dias com a pressão do Dongfeng. Tenho que parabenizar o Charles Caudrelier (comandante do barco chinês) e sua equipe pela regata. Eles não podem ser subestimados".

Com o título, o Abu Dhabi dá a volta por cima após a temporada 2011/12, quando, na mesma etapa, acabou perdendo o mastro e sendo obrigado a abandonar a perna. Com uma estratégia mais conservadora, Ian Walker manteve sua equipe no pelotão da frente durante quase todo o percurso. A batalha com os chineses começou após as Ilhas Canárias, antes da Linha do Equador. Com a passagem pelos Doldruns (zona de calmaria), o prognóstico começou a se definir com dois grupos. Foi aí que o MAPFRE, do brasileiro André 'Bochecha' Fonseca, perdeu terreno. Vice-campeão da etapa, o Dongfeng teve dois problemas estruturais no barco e acabou perdendo mais de seis horas para reparos

O próximo barco a completar a etapa deverá ser o Team Brunel, da Holanda, seguido pelo Team Vestas Wind, da Dinamarca, o Team Alvimedica e o MAPFRE, da Espanha e o sueco Team SCA.