icons.title signature.placeholder Valdomiro Neto
16/06/2014
22:11


Palco de momentos gloriosos da história do Grêmio, como a final do Brasileirão de 96 e momentos fundamentais da campanha do bicampeonato da Libertadores, um ano antes, o estádio Olímpico recebeu seu último jogo no dia 17 de fevereiro do ano passado, quando o Tricolor derrotou o Veranópolis por 1 a 0. O local, ainda assim, tem espaço na Copa do Mundo como COF (Centro Oficial de Treinamentos) para as seleções que atuarem em Porto Alegre - os outros dois ambientes à disposição da Fifa são a Arena Grêmio e o Sesc Campestre. 

O curioso é que o velho monumental está em processo de demolição para que seja erguido um empreendimento imobiliário. Quem passa pelo estádio nem imagina que ele tenha o padrão necessário para servir de opção às seleções  (a alegação de que se enquadra é que campo e vestiários seguem preservados, tanto que o Grêmio ainda treina por lá). No fim da tarde desta segunda-feira, a reportagem do LANCE!Net caminhou pelo entorno do local e viu muito entulho, tratores, pichação, buracos no corpo do estádio e portões com sinais de ferrugem, um estado que sugere abandono. 

- Eu vinha muito ao Olímpico, até por morar perto. Ainda dá muitas saudades, mas acho que o clube fez certo em construir uma nova casa, mais moderna. Só que dá uma dorzinha ainda passar por aqui - afirma Rodolfo Guerra, 37, que habita no bairro da Azenha, onde está o antigo palco gremista. 

Pilares sem pedaços e piso com areia e escombros dão o tom (FOTO: Valdomiro Neto)

Ao lado do colosso há uma bonita casa que hospeda o Instituto Geração Tricolor, que atende crianças carentes e que no futuro irá para uma nova sede no bairro do Humaitá (o mesmo que hospeda o novo CT do clube, recentemente concluido). Ainda há placas de patrocínio afixadas nas curvas do estádio e até uma propaganda conclamando os torcedores a tornarem-se sócios. Alguns bares nas ruas próximas ainda trazem as cores gremistas e dão um ar nostálgico. 

- Estranho que ainda não tenha sido demolido. No começo do ano tinha até anúncio de venda de apartamentos, porque ía ter um condomínio e tal - contou Sandro Singer, taxista na capital gaúcha. 

Convocação para gremistas se associarem ainda aparece na estrutura do Olímpico (FOTO: Valdomiro Neto)

A seleção da Holanda treinaria lá nesta segunda mas, ironicamente, mudou de ideia na última hora e partiu para a Arena Grêmio, onde fez atividade fechada. Ainda há a perspectiva que Argélia, Coreia do Sul, Nigéria, Argentina ou uma das duas seleções que jogarão as oitavas de final em Porto Alegre faça treinamentos de vésperas de jogo no Olímpico. Antes que ele se torne realmente saudade..