Rio-2016 ‘oficializa’ saída das finais da Liga Mundial como evento-teste


Escrito por

O calendário dos eventos-teste da Olimpíada Rio-2016 foi atualizado nesta quinta-feira com uma mudança já sabida anteriormente, mas que ainda não tinha uma confirmação até o momento. As finais da Liga Mundial em julho deixarão de ser o teste olímpico do vôlei. A não ser que alguma reviravolta aconteça.

A alteração pode ser vista no site Aquece Rio (veja na imagem abaixo), que mostra toda a programação dos eventos-teste da Rio-2016. No novo calendário divulgado, a competição de vôlei passou a constar como "TBC", ou seja, a ser confirmado. Isso vale tanto para a data quanto para o tipo de competição - se será um evento oficial, ou um torneio não-oficial classificado com o rótulo "Aquece Rio Open Series". No arquivo anterior, a modalidade aparecia a ser realizada em julho, como um evento da federação internacional (no caso, a Liga Mundial).

O imbróglio surgiu da decisão da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) de não organizar mais as finais da Liga Mundial no Maracanãzinho, em solidariedade a jogadores punidos pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) devido a um incidente no Campeonato Mundial de 2014 (entenda aqui). As duas entidades já vinham se desentendendo após as acusações da atual administração da CBV de má gestão por parte de seu presidente anterior, Ary Graça. O brasileiro lidera atualmente justamente a FIVB.

E MAIS:
>CBV e FIVB selam paz, e Brasil admite voltar a sediar finais da Liga Mundial
>Jogos Rio-2016 motiva projeto de infraestrutura em todo o país

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Rio-2016, que respondeu "não ter informações confirmadas sobre o evento-teste de vôlei", e que os detalhes gerais dos eventos-teste serão divulgados pelo Comitê Rio-2016 no próximo mês.

Neste mes, o LANCE!Net já havia divulgado que o teste olímpico do vôlei passaria a ser uma competição juvenil nacional.

Calendário no site Aquece Rio mostra o evento-teste do vôlei "a ser confirmado" (Crédito: Reprodução/site Aquece Rio)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter