Juan Nogueira, ‘recordista’ no boxe no Rio de Janeiro

Boxeador é o primeiro pesado do Brasil a se classificar para os Jogos Olímpicos

Juan Nogueira - Petrobrás
Juan Nogueira vai saber no dia 4 de agosto os adversários que terá pela frente (Foto: Steferson Faria)

Escrito por

Mesmo que termine os Jogos Olímpicos Rio 2016 sem medalha, Juan Nogueira, que faz parte do Time Petrobras, já se considera um vencedor. Afinal de contas, ele é o primeiro boxeador brasileiro a participar de uma Olimpíada na categoria pesado (até 91kg). Este paulista, de 27 anos, chega ao Rio de Janeiro acostumado a superar os desafios que a vida lhe impõe e sonhando alto.

- Já quebrei um recorde, digamos assim, por saber do passado de atletas que lutaram e não se classificaram para os Jogos. Eu me imagino indo até a medalha, seja de qual cor for. Já lutei com os melhores do mundo, sei do meu potencial. Espero contar com sorte no sorteio, mas estou preparado para lutar – disse Juan.

O boxeador estreará nos Jogos Olímpicos em 6 de agosto. Dois dias antes, vai conhecer, através de sorteio, a chave que terá pela frente. O que ele sabe, no momento, é que terá 17 concorrentes pelas medalhas. Até lá, manterá a rotina de muito treino na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro. A entrada na Vila Olímpica está prevista para o dia 2 de agosto.

- Sempre sonhei disputar uma Olimpíada. Mas não podia imaginar que seria no Rio de Janeiro. Não tenho noção do tamanho do evento. Vou para dentro com foco, calma e para quebrar tudo – afirma ele, ainda meio deslumbrado.

A vaga olímpica de boxeador foi obtida em março, em Buenos Aires, durante o Pré-Olímpico das Américas, no qual ficou com o bronze. Mas as dificuldades dele foram bem maiores do que se classificar para o Rio de Janeiro. Juan foi criado somente pela mãe desde os 2 anos, quando os pais se separaram. A carreira no esporte chegou a ser interrompida, já que ele precisava trabalhar para ajudar financeiramente em casa. Foi ator de festa infantil, se fantasiando como vários personagens, e bartender na noite paulistana.

As lutas da vida foram sendo vencidas até que pôde a se dedicar exclusivamente ao boxe, esporte ao qual foi apresentado por um amigo de escola aos 14 anos.

- Comecei a treinar devagarinho, fui campeão infantil e fui embora. Já sonhei mais ser boxeador profissional. Era meu objetivo, mas hoje quero fazer um bom nome olímpico e depois pensar nisto. O patrocínio da Petrobras me deixa só com a cabeça no esporte. Este suporte é de suma importância para chegar à medalha.

Além de Juan, o Brasil será representado no Rio de Janeiro por mais oito atletas. Patrick Lourenço - categoria mosca ligeiro (49kg), Julião Neto - categoria mosca (52kg), Robenilson de Jesus - categoria galo (56kg), Joedison Teixeira - categoria meio médio ligeiro (64kg), Michel Borges - categoria meio pesado (81kg), Robson Conceição – categoria leve (60kg), Adriana Araújo - categoria leve (60kg) e Andreia Bandeira – categoria médio (75kg).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter