TIM 4G: Jairzinho, o Furacão da Copa

Atacante, que fez história no Botafogo e na Seleção, é lembrado pela TIM

Jairzinho - jogando com a camisa do Botafogo
(Foto: Reprodução/Internet)

Escrito por

Jair Ventura Filho, o Jairzinho, faz parte da melhor geração de craques feita em casa pelo Botafogo. Ao lado de muitos craques, se tornou um dos atacantes mais conhecidos no Brasil e no exterior. Foi um dos heróis da conquista do tricampeonato mundial de 1970, no México, quando ganhou o apelido de Furacão da Copa, por ter marcado gols em todas as partidas do torneio. Foi também o artilheiro do Brasil na competição, com sete gols, e é um dos homenageados pela TIM, patrocinadora dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, como craque TIM 4G do passado.

De vigor físico invejável, forte como um touro e veloz, Jairzinho aparece na galeria dos craques alvinegros como uma das figuras mais queridas pela torcida. Surgido na ponta-direita da escolinha do ex-jogador Neca, logo foi promovido às divisões de base do clube. Ele morava em Duque de Caxias e se mudou para o bairro de Botafogo, na Rua General Severiano, onde fica a sede do clube. Jogava, portanto, no quintal de casa.

Jairzinho não demorou a chegar à equipe principal, em meados da década de 1960. Em 1963, formou um ataque inesquecível ao lado de Garrincha, Arlindo, Amoroso (ou China) e Quarentinha. Em 1965, substituiu Garrincha no time. Passou para a meia-esquerda, fazendo dupla com Roberto Miranda, quando Rogério ganhou vaga no time. Logo depois, surgiu Paulo César Lima. Estava formado um dos maiores ataques da história do Botafogo.

Ele não tinha a habilidade desconcertante de Garrincha, mas as arrancadas logo se tornaram sua marca registrada. Em 413 partidas pelo Botafogo, marcou 186 gols, conquistando o bicampeonato carioca e o bi da Taça Guanabara (1967/68), além de dois Torneios Rio-São Paulo (1964 e 1966).
Passou ainda por clubes como Olympique de Marselha, Cruzeiro, Portuguesa de Acarígua (da Venezuela), Noroeste (SP), Fast (AM), Jorge Wilsterman (Bolívia) e Nove de Outubro (Equador).

Com a Seleção Brasileira, disputou três Copas do Mundo (1966, 1970 e 1974), jogou 107 partidas e marcou 44 gols. Em 2011, o Botafogo inaugurou uma estátua dele entrada do Engenhão, ao lado das de Garrincha e Nilton Santos.

Patrocinadora de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, a TIM homenageará até o fim de 2017 jogadores do passado dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, que, de forma geral, apresentaram os atributos “G” (Garra, Gênio, Gigante, Grandeza) quando atuavam. Periodicamente, contaremos um pouco da história destes craques e o motivo deles terem sido escolhidos. Afinal, os quatro maiores times cariocas merecem a maior cobertura 4G do Rio e as melhores histórias para serem compartilhadas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter