Alexander Zverev celebra vitória em Halle

Alexander Zverev (Divulgação Gerry Weber Halle)

TÊNIS NEWS
25/09/2016
14:09
SÃO PETERSBURGO (RUS)

Disputando finais contra nomes como Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic, a sequência de 11 vitórias seguidas em finais do suíço Stan Wawrinka terminou contra a revelação Alexander Zverev, de apenas 19 anos, na final do ATP 250 de São Petersburgo, na Rússia.

Neste domingo, em 2h23 de um duríssimo jogo, o alemão, 27º no ranking da ATP, superou, por 6/2, 3/6 e 7/5 o suíço, 3º do mundo e campeão do US Open há duas semanas, e conquistou o primeiro troféu de sua carreira num torneio de nível ATP.

Wawrinka vinha de dez vitórias seguidas na temporada (sete no US Open e três em São Petersburgo) e buscava a impressionante marca de doze vitórias consecutivas em finais. Sua última derrota numa decisão ocorrera em no ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch, Holanda, em 2013, há mais de três anos, quando perdeu para o francês Nicolas Mahut. Além disso, Stan buscava seu quinto título em 2016 (Chennai, Dubai, Genebra e US Open).

Zverev, por outro lado, tinha duas decisões e dois reveses em 2016 – Nice (Dominic Thiem) e Halle (Florian Mayer).

O JOGO
‘Sascha’, apelido do germânico, começou a partida com tudo, aproveitou suas chances e rapidamente marcou 6/2.

Entretanto, o número três do planeta não iria entregar o caneco facilmente. Ele voltou para o segundo set, quebrou Alexander em 1/1 e viu o adversário dar de bandeja a segunda quebra no 3/5, quando o 27º colocado cometeu uma dupla falta no último ponto da etapa.

A partida parecia se encaminhar para mais um título de Wawrinka quando o suíço chegou ao break no segundo game da parcial decisiva a abriu 3/0, mas Zverev não desistiu, recuperou a quebra, empatou o set em 3/3 e segurou seu saque dali em diante. No 5/5, a jovem promessa do tênis mundial obteve sua segunda quebra e, na sequência, não titubeou na hora de fechar o jogo, em pouco menos de 2h30. Alexander Zverev conhecia a inédita glória no mais alto nível do tênis mundial.