Stan Wawrinka

Stan Wawrinka (Crédito: Tennis Australia)

TÊNIS NEWS
27/02/2016
15:22
DUBAI (UAE)

O suíço Stanilas Wawrinka venceu Marcos Baghdatis, do Chipre, por 6/4 e 7/6(5) e conquistou seu 13º título na carreira, sendo o 2º nesta temporada – ele venceu o torneio de Chennai, na Índia, no primeiro mês do ano.

O primeiro set foi parelho, mas Wawrinka se saiu melhor no saque do que o cipriota. Ambos os jogadores conseguiram uma quebra no início da parcial, mas, ao final da mesma, Wawrinka pôs bastante pressão no saque de Baghdatis, teve várias chances de quebra e eventualmente aproveitou para quebrar o saque do finalista do Australian Open 2006 quando este sacava em 4/5, vencendo a primeira parte do jogo por 6/4.

A segunda parcial começou com os dois tenistas muito firmes no saque, apesar da discrepância entre porcentagem de primeiros saques na quadra – Wawrinka mantinha esta estatística na casa dos 70%, enquanto Baghdatis não conseguia alcançar os 30% -, e a etapa inteira seguiu sem chances para os recebedores. Assim, só restou decidi-la no tiebreak.

Nele, Wawrinka conseguiu dois minibreaks logo nos primeiros saques do cipriota. Mesmo com a larga vantagem de 3/0 no placar, o suíço perdeu o saque quando servia em 3/0 e 5/3, o que deixou o jogo novamente igual. Os dois mantiveram, em seguida, seus saques, até o 8/8, quando Wawrinka cedeu a miniquebra e viu Baghdatis sacar em 9/8.

O ex número 8 do mundo, ranking que conseguiu em 2006, o melhor ano de sua carreira, não conseguiu fechar a parcial, no entanto. Os dois tenistas iam salvando match e set points, alternadamente, quando sacavam, e o tiebreak parecia não ter fim.

Somente com Baghdatis sacando em 13/13, um novo minibreak veio. Então, Wawrinka sacou em 14/13 com sucesso, fechou em 15/13 o longo tiebreak, o jogo em 2x0, em 1h54, e assegurou sua 13ª conquista na ATP.

Com a conquista, ele soma mais 500 pontos e US$500 mil à conta bancária.