Venus Willians

Venus Willians (Foto: Carlos Barria)

TÊNIS NEWS
28/01/2016
14:06
INDIAN WELLS (EUA)

Venus Williams jogará, depois de quinze anos, o torneio de Indian Wells. Ela, juntamente à irmã, Serena, a melhor do mundo, boicotavam o campeonato desde 2001, quando houve uma controvérsia em que elas alegaram racismo por parte do público.

No torneio de quinze anos atrás, as duas irmãs fariam uma das semifinais. Venus, a mais velha, desistiu, alegando uma tendinite. Ela foi acusada de retirar-se deliberadamente, por orientação do pai das Williams, Richard, acusação nunca provada. A história ganhou mais lenha na fogueira quando a russa Elena Dementieva, à época número 3 do mundo, deu a seguinte declaração, quando o jogo ainda estava programado para acontecer. “Não sei o que Richard [Williams] pensa sobre isso. Acho que ele decidirá quem vencerá amanhã”.

Na final, Serena enfrentou a belga Kim Clijsters, no que foi um bombardeio de vaias e comentários contra ela. A família Williams alegou que ofensas racistas foram ouvidas, enquanto Serena era vaiada, após um erro não forçado.

Apesar de ter a torcida contra em seu próprio país, Serena ganhou o título. O incidente resultou num dos maiores boicotes do tênis, em sua Era Moderna. No ano passado, Serena encerrou seu período fora de Indian Wells e disputou o torneio, indo até a semifinal, quando desistiu após uma contusão no joelho direito. Ela escreveu, antes de voltar a jogar lá, um artigo, no qual dizia.

“Quando fui vaiada em Indian Wells – pelo que parecia ser o mundo inteiro – minha voz de dúvida tornou-se verdade. Não entendia o que estava acontecendo; pior, eu não sentia vontade de vencer. Aconteceu muito rápido”.

“Isso me perseguiu por muito tempo, assim como Venus e nossa família. Mas, acima de tudo, enfureceu e entristeceu meu pai. Ele dedicou toda sua vida a preparar-nos para essa incrível jornada, mas teve que assistir a sua filha ser ridicularizada, trazendo de volta memórias horríveis de sua infância no Sul do país [Nota da Redação: o Sul dos Estados Unidos é famoso por ser muito racista. Na Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, os Estados do Sul declararam-se independentes do Norte por, entre outras coisas, discordarem da abolição da escravatura. Marthin Luther King, ícone da luta racial, veio do Sul] .

O CEO do torneio de Indian Wells, Raymon Moore, anunciou a volta do Williams mais velha. “Estamos muito felizes em anunciar que Venus Williams, uma das maiores jogadoras de todos os tempos, está retornando ao nosso torneio. Nossos fãs acolheram , com muito carinho, Serena, no ano passado. Não esperamos nada menor do que isso para Venus”.

O torneio começa em 7 de março e os campeões de 2015 foram Simona Halep, da Romênia, e Novak Djokovic, da Sérvia.