Venus Williams

Venus Williams com o troféu e o mascote de Zhuhai (Foto: Divulgação).

Tênis News!
08/11/2015
10:25
Zhuhai

Aos 36 anos de idade e em plena forma, a ex-líder do ranking feminino, Venus Williams, conquistou pela primeira vez na carreira o título do WTA Elite Trophy, uma espécie de torneio 'B' ao WTA Finals. A campanha colocou Venus novamente no top 10, após quase 5 anos.Venus bate Pliskova e é campeã do WTA Finals B.

Venus, décima primeira do ranking da WTA, precisoud e 2h03 para superar a tcheca Karolina PLiskova, décima terceira, em 7/5 7/6 (6) tendo disparado seis aces contra sete da tcheca, que venceu 66% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 76% da norte-americana.

Campeã do WTA Finals em 2008, Venus não vivia desde aquele ano em que venceu ainda em Wimbledon e o extinto torneio de Zurique, uma temporada em que vencia mais de um título.

Dona de 48 taças, dentre elas sete títulos do Grand Slam, cinco apenas em Wimbledon e dois do US Open, Venus venceu ainda em 2015 o WTA de Auckland, na Nova Zelândia, e o WTA Premiere de Wuhan, na China.

Com a campanha em Zhuhai, a mais velha das irmãs Wiliams voltará a terminar um ano dentro do top 10. Isto não acontecia há cinco anos, quando Venus terminou a temporada 2010 como quinta da WTA.

A campanha
Líder absoluta do Grupo A com duas vitórias sobre a compatriota Madison Keys e a convidada, a chinesa, Saisai Zheng, Venus superou a algoz e sua irmã mais nova, Serena, no US Open, a italiana Roberta Vinci, que se classificou do complicado Grupo D, após desistência da russa Svetlana Kuznetsova.

Sobre Vinci, Venus teve uma vitória tranquila em um duplo 6/2, fortalecendo sua confiança para a grande final e a colocando de volta no top 10 da WTA, local onde não figurava desde abril de 2011.

Na grande final em Zhuhai, a norte-americana superou Pliskova, que saiu da fase de grupos líder do Grupo C, que ainda tinha a italiana Sara Errani e a sérvia ex-líder do ranking, Jelena Jankovic.

O torneio

Esta foi a primeira edição do WTA Elte Trophy, que reuniu as 12 tenistas que estiveram perto de estar entre as oito melhores do mundo, que disputaram o WTA Finals semana passada em Cingapura, e fecharam o top 21 da temporada, já que a líder do ranking, Serena Williams, não disputou o Finals.

Estas 12 atleta e uma convidada foram divididas em quatro grupos, três com três jogadoras e um com quatro, para confrontos diretos em que a que mais pontuasse por cada grupo se classificaria à semifinal, em disputas cruzadas.

A competição foi disputada em quadra rápida e distribuiu US$ 2,1 milhões em premiações.