Thiago wild

Bruno Rocha

TÊNIS NEWS
20/10/2016
02:21
Salvador (BA)

Campeão do torneio BNP Paribas Cup, em Paris, na categoria 14 anos com final em Roland Garros em 2014, o paranaense Thiago Wild, 149º do mundo, emplacou mais uma vitória nesta quarta-feira e assegurou vaga nas quartas de final da 32ª edição do Bahia Juniors Cup no Clube Bahiano de Tênis. O torneio é o maior de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre. A competição é a terceira maior do Brasil na temporada, conta com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis e tem entrada gratuita ao público.

Wild, segundo favorito ao título do torneio e que treina no Rio de Janeiro, derrotou o francês Artur Bernabe por 6/3 6/2 e vai buscar vaga na semifinal diante de Pedro Cordeiro que avançou com retirada de Igor Gimenez, sétimo favorito, por razões médicas:"Foi um bom jogo, o adversário jogava bem, primeira vez que jogava com ele, estava bastante quente e ventando bastante, mas consegui me sair bem para obter a vitória", disse Thiago.

No feminino a atual campeã e primeira do Brasil, Thaísa Pedretti marcou mais uma boa vitória ao bater por 6/0 6/4 a britânica Erika Dodridge, algoz da baiana Maria Menezes. Pedretti soma dois títulos no Uruguai, Florianópolis e segue em busca do bicampeonato na capital baiana. Ela busca vaga na semifinal a guatemalteca Maria Corado: "Mais uma boa partida, ela equilibrou no segundo set, mas fui melhor na hora decisiva. Nesta quinta mais um jogo duro onde preciso manter minha intensidade alta. O diferencial para esses bons resultados têm sido meu trabalho, tenho ficado mais em quadra, trabalhado cada vez mais para atingir meus objetivos que são disputar os Grand Slams ano que vem e marcar mais pontos no ranking profissional", apontou a paulista.

Mais um dia de destaque para a paulista Ana Melilo. A tenista que eliminou a segunda favorita, a boliviana Daniela La Fuente, em sua estreia no torneio, passou pela americana Dakota Fordham por 7/5 6/0: "Vibrei a cada ponto no fim do jogo pois tive um último game difícil e nunca se sabe em jogos assim qualquer quebra pode virar, perdi alguns assim. O primeiro set foi bem duro, teve um game que tava atrás no 4/4, deu um pouco de dor na perna, mas depois com a adrenalina passou e pude jogar melhor", disse a tenista que enfrenta a brasileira Lara Isis Teodoro por vaga na semifinal: "Enfrentei ela essas semanas, é bem agressiva, de quadra rápida, será uma partida bem dura. Está sendo uma semana muito boa, estou jogando solta, sem pressão. Eu queria marcar pontos nos torneios ITFs, já consegui e agora é sem pressão".

As partidas de quartas de final ocorrem nesta quinta-feira a partir das 11h com a definição dos semifinalistas na categoria principal e mundial até 18 anos e na categoria 14 anos. Nos 14 e 16 anos feminino serão definidos os finalistas. Destaque do dia para o duelo de brasileiros entre o pernambucano João Lucas Reis, terceiro favorito, e Mateus Alves, sexto pré-classificado e pupilo do ex-top 100 profissional, Thiago Alves, que enfrentou Roger Federer em 2008 no US Open e bateu o ex-número 1 do mundo, Carlos Moya. O duelo acontece na principal quadra do torneio a partir das 17h.

Baiano Schwebel avança às quartas. Natan é eliminado - O baiano Gustavo Schwebel, que treina no Clube Bahiano de Tênis, se classificou para as quartas de final ao bater Gabriel Barbosa por 6/1 6/4 e enfrenta nesta quinta-feira o segundo favorito, Ernani Granville. Se vencer terá rodada dupla buscando vaga na final marcada para sexta-feira.

Natan Rodrigues, principal favorito de 16 anos e tenista que vem da conquista da Copa Guga Kuerten e de vaga no Le Mondial Lacoste, venceu a primeira no fim da manhã, mas foi derrotado no fim da tarde em rodada dupla nas quartas de final. Na estreia virou sobre Alex Sodré por 4/6 6/3 6/2, mas caiu diante de Rafael Marques por 6/1 6/3. Ele vinha de conquistas nos 12 e 14 anos no Bahia Juniors Cup nos últimos anos. Natan disputará entre 13 e 20 de novembro o torneio paralelo ao ATP World Finals, em Londres, onde vai treinar e conviver com feras como Novak Djokovic, Andy Murray, Stan Wawrinka, entre outros.

São 230 tenistas de onze países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Resultados desta Quarta-Feira da Categoria Principal (18 anos ITF):

(1) Sabastien Baez (ARG) 2x1 Marcello Moreira (BRA) 4/6 6/3 6/4

(2) Thiago Wild (BRA) 2x0 Arthur Barnabe (FRA) 6/3 6/2

(3) João Lucas Reis (BRA) 2x0 Christian Oliveira (BRA) 6/0 6/4

(4) Matheus Pucinelli (BRA) 2x0 João Gianella (BRA) 6/2 6/1

(6) Mateus Alves (BRA) 2x0 Bruno Pessoa (BRA) 6/3 6/3

Pedro Cordeiro (BRA) venceu (7) Igor Gimenez (BRA) por desistência

(8) Ezequiel Santalla (ARG) 2x0 Vinicius Feijão (BRA) 6/3 6/1

Bruno Caula (BRA) 2x0 Gabriel Bugiga (BRA) 6/4 6/4

Feminino

(1) Thaísa Pedretti (BRA) 2x0 Erika Dodridge (GBR) 6/0 6/4

(3) Paula Baranano (ARG) 2x0 Ana Cruz (BRA) 6/2 6/2

(4) Vitoria Okuyama (BRA) 2x0 Andressa Gomes (BRA) 7/5 6/1

(5) Maria Corado (GUA) 2x0 Luiza Fullana (BRA) 6/2 6/3

(6) Nathalia Gasparin (BRA) 2x0 Rebeca Silva (POR) 6/1 6/1

(8) Maia Haumuller (ARG) 2x0 Thassane Abrahim (BRA) 6/2 6/2

Ana Paula Melilo (BRA) 2x0 Daota Fordham (EUA) 7/5 6/0

Lara Isis (BRA) 2x0 Erika Cheng (BRA) 6/2 6/4

Programação desta Quinta-Feira (20/10):

Quadra 1

11h - (1) Sebastian Baez (ARG) x Bruno Caula (ARG)

A Seguir - (2) Thiago Wild (BRA) x Pedro Cordeiro (BRA)

14h - Thaísa Pedretti (BRA) x (5) Maria Corado (GUA)

A Seguir - Sebastien Baez/Christian Oliveira (ARG/BRA) x M. Moreira/M. Leite ou T. Wild/V. Feijão

17h - (3) João Lucas Reis (BRA) x (6) Mateus Alves (BRA)

A Seguir - N. Beidacki/L. Fullana ou P. Baranano/A. Cruz x D. Fordham/G. Gulin ou V. Okuyama/N. Gasparin

19h30 - Matheus Pucinelli/João Lucas Reis (BRA) x Gabriel Bugiga/Mateus Alves (BRA)

Quadra 2

11h - Lara Isis (BRA) x Ana Melilo (BRA)

A Seguir - (8) Maia Haumuller (ARG) x (4) Vitoria Okuyama (BRA)

14h - (8) Ezequiel Santalla (ARG) x (4) Matheus Pucinelli (BRA)

A Seguir - (3) Paula Baranano (ARG) x (6) Nathalia Gasparin (BRA)

17h - D. La Fuente/T. Pedretti ou I. Biffano/A. Gomes x M. Haumuller/M. Corado ou A. Bakaldina/K. Percegona

O 32º Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos do Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup.com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.

Serviço:

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador (BA)

Entrada Gratuita

Chave Principal: 17 até 22 de Outubro a partir das 9h

Finais previstas para 9h ou 10h no Sábado