TÊNIS NEWS
17/02/2016
13:59
LONDRES (ING)

O Tennis Integrity Unity (TIU) anunciou que a tailandesa Jatuporn Nalamphun, que não possui pontos na WTA, foi suspensa por 18 meses depois de ser declarada culpado por apostar em jogos de tênis e não cooperar com as investigações.

Ela também terá que pagar multa no valor de 5 mil dólares. Primeiramente, a pena havia sido de 6 meses e US$5 mil, mas esta foi extendida após Nalamphun não cooperar com uma investigação do TIU, órgão que investiga as denúncias de corrupção no esporte.

“A tenista de 22 anos admitiu três violações ao programa anti corrupção do TIU, que proíbe tenistas de apostarem em partidas. As partidas ocorreram entre julho e novembro de 2014”, diz, em comunicado, o TIU.

“A total cooperação dos participantes em investigações do TIU é de suma importância nos esforços para eliminar a corrupção do tênis”, alega o agente anti corrupção Ian Mill.

O tênis ainda tenta se recuperar das denúncias da BBC e do site Buzzfeed News, que explodiram antes do Australian Open, dizendo que 16 jogadores do top 50 faziam constantes combinações de resultados com apostadores online e não eram propriamente investigados pelas instituições competentes do esporte. Após muitas críticas e ceticismo quanto à independência do TIU, que é ligado à ATP e à ITF, o Painel de Revisão Independente (IRP, na sigla em inglês) foi criado, com o intuito de completar o trabalho do TIU, que continua na ativa. O IRP demorará pelo menos um ano para completar as investigações.