Alexander Zverev celebra vitória em Halle

Depois de superar o lendário Roger Federer na semi, Alexander Zverev não resistiu à compatriota na final (Divulgação Gerry Weber Halle)

TÊNIS NEWS
19/06/2016
14:34
HALLE (ALE)

O alemão Florian Mayer, apenas o 192º colocado no ranking da ATP, conquistou o maior título da carreira na manhã deste domingo, no torneio de Halle, em seu país natal. Ele bateu o compatriota Alexander Zverev, 38º, que ontem eliminara Roger Federer, por 6/2, 5/7 e 6/3, em quase duas horas de jogo.

É o segundo título da carreira de Mayer, que em 2011 chegou a ser o 18º colocado da lista masculina, mesmo ano em que levantou, no 250 de Bucareste, Romênia, o que era, até hoje, seu único troféu de nível ATP.

Ele entrou na chave de Halle usando o ‘ranking protegido’, pois enfrentou uma contusão que lhe deixou fora do circuito por um longo tempo. Numa chave com Roger Federer, Kei Nishikori e Dominic Thiem, Florian Mayer, que dará um salto de 112 posições ao 80º posto, no ranking a ser divulgado amanhã, conseguiu se sagrar o campeão.

O JOGO

O azarão saiu com tudo na partida. Depois de o primeiro set começar empatado em 2/2, Florian quebrou o oponente no sexto e no oitavo games, marcando 6/2 na parcial.

O segundo set foi mais equilibrado e, sem chances de quebra até o décimo game, viu Zverev salvar dois match points em 4/5, com um ace e um erro forçado do veterano rival. Para piorar, Mayer perdeu seu saque pela primeira no jogo no game seguinte, entregando a etapa de bandeja para o concorrente: 7/5.

Mas ele voltou para o jogo. Com nova quebra no 2/3, o ex-top 20 sacou em 5/4, perdeu mais dois match points e, na quinta chance, finalizou o trabalho em 1h55min, atirando-se no chão e comemorando muito.