Arthur Ashe Stadium (Foto: AP)

Arthur Ashe Stadium (Foto: AP)

TÊNIS NEWS
28/08/2016
16:16
NOVA IORQUE (EUA)

O US Open deste ano marca a 136ª edição do Grand Slam consagrado como o maior dos quatro majors em espaço e premiação. O evento terá, em 2016, uma premiação recorde de US$46,3 milhões distribuídos em cinco modalidades diferentes.

Com Novak Djokovic e Flavia Penneta como campeões da edição passada em Flushing Meadows, Nova Iorque, a grande atração de 2016 é a estreia do teto retrátil na quadra Arthur Ashe Stadium, a maior arena de tênis do planeta, com capacidade para 23.771 espectadores, e quadra central do Billie Jean King National Tennis Center, local da competição. O teto, que demora aproximadamente sete minutos para ser fechado, custou US$150 milhões e será utilizado apenas em caso de chuva – diferentemente do Australian Open, em que o recurso também é usado na ocorrência de “calor extremo”.

O poder de dizer quando a Arthur Ashe deverá ou não ser fechado será de Bryan Earley, diretor do torneio, que está em sua 25ª participação no Slam.

Os outros dois estádios do complexo também são atrações: O Louis Armstrong Stadium fará sua última aparição no major norte-americano, já que será demolido após esta edição. Por sua vez, o Grandstand, terceira maior quadra, teve sua capacidade ampliada e seu espaço modificado, visando uma melhor mobilidade do público nos corredores internos do local. Os 8.125 lugares são a segunda maior surpresa do torneio, sem sombra de dúvidas.

Novak Djokovic e Rafael Nadal buscam o tricampeonato no US Open, enquanto Andy Murray, Marin Cilic e Juan Martín del Potro podem chegar ao bi. Roger Federer, que persegue o sexto título desde 2009, está fora por contusão.

Entre as mulheres, Serena Williams busca o heptacampeonato, que a faria passar Chris Evert e isolar-se na segunda posição entre as maiores campeões, atrás somente de Molla Mallory, maior campeã em Flushing Meadows. Além disso, Serena também tenta manter o topo do ranking mundial – dependendo dos resultados, a alemã Angelique Kerber pode tomar o posto da dona da casa.

Será um grande torneio, e você acompanha todos os detalhes do último Grand Slam do ano aqui, no Tênis News.