Maria Sharapova (Foto: SJohn Sommers II /Reuters)

Maria Sharapova (Foto: SJohn Sommers II /Reuters)

Tênis News
10/11/2015
14:42
Praga (República Tcheca)

Atual campeã da Fed Cup, a República Tcheca receberá na Arena O2 de Praga a equipe da Rússia, que tem em Maria Sharapova, sua número um, a debutante em finais da competição. As donas da casa são favoritas.

Segunda maior vencedora da competição entre nações do tênis feminino com oito título, a República Tcheca escolheu o piso rápido para enfrentar as russas no próximo final de semana, 14 e 15 de novembro, em disputa em melhor de cinco, com quatro jogos de simples e se necessário o desempate nas duplas.

O time tcheco capitaneado por Petr Pala contará com duas tenistas top-10, Petra Kvitova, sexta do ranking da WTA, e Lucie Safarova, nona. Além de contar com a décima primeira, Karolina Pliskova e a 41ª Barbora Strycova.

Maria Sharapova, quarta da WTA, busca seu primeiro título da Fed Cup, pois mesmo já sendo um dos principais nomes do tênis de seu país, desde 2004 - ano do primeiro título russo na Fed Cup e do primeiro Slam de Sharaova em Wimbledon. A atleta nunca disputou as finais disputadas por seu país, que inclui os títulos em 2004, 2005, 2007 e 2008, além dos vice-campeonatos em 2011, derrota para as tchecas, e 2013, derrota para Itália.

Além de Sharapova, as russas contarão com a 23ª da WTA, Ekaterina Makarova, a 28ª, Anastasia Pavlyuchenkova e a 11ª Elena Vesnina.

Os dois países já se enfrentaram cinco vezes pela competição, tendo a República Tcheca 3/2 de vantagem e vencido a equipe russa inclusive no último encontro ela final do torneio em 2011 disputado em Moscou. Das atuais equipes convocadas, Kvitova e Safarova pela República Tcheca e Pavlyuchenkova e Vesnina pela Rússia são as remanescentes da final em 2011 vencida no desempate nas duplas.