TÊNIS NEWS
22/11/2015
17:09
Londres, Inglaterra

A parceria formada pelo holandês Jean-Julien Rojer e pelo romeno Horia Tecau consolidou o posto de melhor dupla da temporada ao superar a surpreendente dupla do indiano Rohan Bopanna com o romeno Florin Mergea por 6/4 e 6/3 em exatos 60 minutos.

Este foi o 11º título em dois anos de parceria para Rojer e Tecau. Em 2014, eles conquistaram oito troféus, contra apenas três nesta temporada. As duas principais conquistas deles aconteceram este ano em Londres, com Wimbledon e o ATP Finals. A dupla ainda prezou pela regularidade, chegando pelo menos às quartas de final em todos os Grand Slam que disputaram.

Além do troféu de campeões, Rojer e Tecau também receberam, no sábado, o troféu de dupla número 1 do ano, encerrando a sequência de dez anos dos irmãos Bob e Mike Bryan. Individualmente, a liderança do ranking ficou com o mineiro Marcelo Melo.

Já Bopanna e Mergea, algozes dos irmãos Bryan na fase de grupos do Finals, terminam o ano com dois títulos e três vice-campeonatos. Responsáveis por eliminar Marcelo Melo e Ivan Dodig na semifinal, a dupla só se classificou para o Finals na última semana, graças a uma vitória de Melo e Dodig contra Jack Sock e Vasek Pospisil no Masters 1000 de Paris.

Os campeões abriram com uma quebra de vantagem logo no primeiro game contra o saque de Bopanna e só foram ameaçados no sexto game, quando Tecau salvou dois break points antes de confirmar. No segundo set Rojer e Tecau foram ainda mais firmes e cederam só 5 pontos no saque, sem enfrentar break points, conseguindo duas novas quebras contra o indiano Bopanna no quinto e no nono game da parcial.

No final, cada dupla marcou 7 aces, Rojer e Tecau conseguiram melhor aproveitamento de primeiro saque, 64% a 45% e tiveram melhor aproveitamento nas quebras, convertendo as duas chances que tiveram e salvaram três dos quatro break points que enfrentaram.