Raonic x Federer

Milos Raonic (Foto: AFP)

TÊNIS NEWS
17/11/2016
20:19
LONDRES (ING)

O canadense Milos Raonic, 4º do ranking mundial, venceu o austríaco Dominic Thiem, 9º, por 7/6(6) e 6/3, em 1h30, e está classificado para as semifinais do ATP Finals, em Londres, como segundo colocado do Grupo Ivan Lendl.

É a primeira vez que o vice-campeão de Wimbledon fica entre os quatro melhores no Finals. Em sua única participação anterior, em 2014, ele perdeu os dois primeiros jogos e abandonou a fase de grupo sem disputar a terceira partida. O austríaco fez sua primeira aparição da carreira na O2 Arena.

Agora, Milos espera a definição do Grupo John McEnroe, cujo melhor tenista será seu adversário. O número um do mundo, Andy Murray, é o favorito à primeira vaga, mas Kei Nishikori e Stan Wawrinka também estão na disputa. Amanhã, medem forças Murray x Wawrinka e Nishikori x Cilic. O segundo atleta a qualificar-se no Grupo McEnroe enfrentará o sérvio Novak Djokovic, que reinou absoluto em sua chave e obteve três vitórias (Thiem, Raonic e Goffin, que substituiu Monfils, hoje, no terceiro compromisso, devido à lesão na costela).

A partida marcou o segundo encontro entre os dois no circuito profissional e a segunda vitória do top 5 sobre o jovem Thiem neste ano. Antes, eles se encontraram no Masters 1000 de Cincinnati, e o placar também foi de 2x0.

O JOGO
O primeiro set foi amplamente dominado pelos sacadores. Enquanto Raonic enfileirava aces e saques não retornáveis, Thiem não ficava muito atrás e distribuía ótimos serviços, combinados à apresentação de grande tênis em seus games, principalmente nos momentos decisivos, quando tirava o rival da quadra e levava a melhor na maioria das trocas de bolas. Assim, a etapa foi ao tiebreak. O favorito começou abrindo 2/0, mas Dominic jogou bem e quebrou os dois pontos seguintes de Raonic, posteriormente virando de lado em 4/2. A vantagem, porém, caiu novamente, desta vez em erro não forçado de Thiem. Neste momento, Milos encaixou dois aces, foi muito rápido com as pernas no 4/5, dominou o ponto e matou no smash. Então, com 6/5 e saque, ele cravou seu 11º ace da parcial e prevaleceu no duríssimo set, essencialmente com seu serviço, para fazer 1x0 e completar meio caminho até a semifinal.

O início do segundo set foi o que definiu a partida. Raonic começou sufocando Thiem, que logo se viu frente aos primeiros três break points da partida (0/40) e não conseguiu evitar a quebra na segunda chance. Daí pra frente, o canadense continuou a não dar chances para o 9º colocado em seu games de serviço - ele finalizou o duelo com 14 aces); Dominic, por sua vez, precisava lutar contra a frustração, os erros bobos que a sucediam e o adversário cheio de moral do outro lado da rede. No 3/5, Milos ainda conseguiu mais uma quebra e selou, em 1h30, sua inédita classificação.