Tomas Berdych

Tomas Berdych jogando pela República Tcheca (Crédito: Divulgação)

TÊNIS NEWS
23/06/2016
18:28
LONDRES (ING)

O tcheco Tomas Berdych, 9º melhor tenista do mundo, é o mais recente tenista a expressar dúvidas quanto à vinda ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos. Bastante motivado para tentar uma medalha, Berdych está muito preocupado com o vírus da zika.

Ele expressou que precisará “analisar bem” a potencial ameaça de contaminação, antes de vir à cidade maravilhosa.

“Os Jogos Olímpicos ainda estão nos meus planos e na minha agenda”, iniciou. “(Mas) O Zika é definitivamente algo que está na minha mente. Terei de analisar e pensar nisso. Preciso realmente ver como as coisas estão indo e depois tomar a melhor decisão para mim”.

Diferentemente de outros esportes, como o golfe, em que vários atletas citaram o Zika como justificativa para não vir e outros simplesmente não quiseram jogar, muitos atletas do tênis vêm se dizendo inclinados a vir ao Brasil, mesmo com as preocupações relativas à saúde. A número um do mundo, Serena Williams, é uma delas.

“Até agora, definitivamente estou indo às Olimpíadas”.

“O Time Estados Unidos tem feito muitos esforços para proteger e educar os atletas (quanto às posturas de segurança), o que julgo ser muito importante”, concluiu a estrela do tênis.

Apesar do medo do Zika, grandes estrelas do esporte, como Novak Djokovic, Rafael Nadal (este, se estiver em condições físicas ideais, já que seu pulso encontra-se lesionado), Andy Murray e Roger Federer, já confirmaram presença na batalha por medalhas de ouro, que acontecerá na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

A Organização Mundial da Saúde da Saúde (OMS) minimizou as preocupações acera do Zika vírus, declarando que as chances de ele se espalhar globalmente são “relativamente pequenas”. Nos Jogos Rio-2016, que vão do dia 5 até 21 de agosto, são esperados mais de 500 mil turistas estrangeiros. Particularmente, o tênis ocorre entre os dias 6 e 14, e a expectativa é de que mais de 32 mil bolinhas sejam usadas nas centenas de partidas a serem disputadas.