Azarenka venceu de virada (Foto: Greg Wood/AFP)

Victoria Azarenka (Foto: Greg Wood/AFP)

TÊNIS NEWS
20/03/2016
17:25
INDIAN WL

Victoria Azarenka jogou muito e é a campeã do Premier de Indian Wells 2016. Em 1h28min, ela marcou um duplo 6/4 sobre a número 1 do mundo, a americana Serena Williams, e venceu seu segundo torneio após voltar da grave contusão no pé que tanto a incomodou.

O segundo título de Vika no deserto californiano - em 2012, ela bateu Maria Sharapova na final do torneio - a fará voltar ao top 10 da WTA pela primeira vez desde 2014 . A conquista, 19ª na carreira da tenista, a faz empatar com Williams em número de títulos na Califórnia. A 1ª do ranking venceu o campeonato em 1999 e 2001, contra Steffi Graf e Kim Clijsters, respectivamente, antes de passar treze anos longe do torneio, após alegar ter sido ofendida de forma racista pelo público do torneio, na final de 2001.

A bielorrussa foi perfeita taticamente na partida. Com a clara estratégia de sacar na direita da americana e fazê-la bater o máximo número de bolas possível, testando a paciência da número um, ela conseguiu arrancar muitos erros de Serena e sair vencedora pela quarta vez de um confronto entre as duas – Williams tem dezessete vitórias contra Vika.

No primeiro set, Serena começou muito devagar. Cometendo duas duplas faltas e perdendo seu saque no primeiro game, ela correu atrás, jogou bem, mas não conseguiu quebrar Vika em nenhuma de suas cinco chances, mesmo tendo 15/40 em dois games, e viu a oponente fazer 6/4, em 41 minutos.

Na segunda parcial, nova quebra para a 15ª do ranking no primeiro game, em nova dupla falta da americana. Depois disso, um segundo game muito longo, em que Vika salvou mais quatro break points e conseguiu confirmar seu serviço, após Williams perder a paciência e estourar uma direita na rede.

Na sequência, a vencedora de 22 Grand Slams errou duas vezes, perdeu seu terceiro saque na partida, destruiu uma raquete, quebrou mais uma sentada no banco e levou duas advertências, saindo no game seguinte, em que Azarenka abriu 4/0, já perdendo por 15/0.

As duas confirmaram seus saques até o 5/2, quando a bicampeã do Australian Open sacou para a partida, mas sentiu a pressão, cometeu duas duplas faltas e perdeu seu saque pela primeira vez, na 10ª chance que teve.

Sacando novamente no 5/4, Azarenka viu Serena jogar muito e conseguir dois winners seguidos, fazendo 0/30, teve outro 15/40 contra, mas sacou muito bem, na direita de Serena – sempre no forehand – e conseguiu fechar, em 1h28min, a partida, conquistando seu segundo título neste ano – o primeiro foi em Brisbane, na Austrália - após voltar da contusão que tanto a atrapalhou.

Com o triunfo, ela garante 1000 pontos no ranking da WTA e mais de 1 milhão de dólares, e voltará ao top 10 no ranking de amanhã.

Serena, no discurso de vice campeã, emocionada, declarou ser muito especial a volta à final de Indian Wells, pelo último episódio numa decisão do torneio - a famigerada final de 2001, contra a belga Clijsters - 'não ter sido o melhor momento' que ela já passou.

Azarenka, por sua vez, sublinhou quão especial é o título, o mais importante de sua carreira desde o Australian Open 2013.