Arthur Ashe

Arthur Ashe, campeão do US Open (1968), Australian Open (1970) e Wimbledon (1975)

Tênis News
10/11/2015
12:15
Londres (Inglaterra)

A ATP anunciou que dará nomes de tenistas que fizeram história na disputa do ATP Finals aos grupos de competição a partir da edição deste ano. Os homenageados são Ilie Nastase, John McEnroe, Stan Smith e Peter Fleming.

A decisão da ATP foi de homenagear os precursores do torneio, que reúne os oito melhores tenistas a cada temporada.

Na disputa de simples os grupos deixam de serem nomeados como A e B e passarão a se chamar 'Stan Smith' e 'Ilie Nastase', respectivamente.

O norte-americano Stan Smith é ex-top 3 em simples, conquistou 37 títulos de simples e 53 em duplas e foi o primeiro campeão de uma edição do Finals na edição realizada em 1970 em Tóquio, no Japão. Já o romeno Ilie Nastase, foi o primeiro número um do mundo na era Open, conquistou 58 títulos em simples, dentre eles US Open 1972 e Roland Garros 1973, além de ter vencido o Finals entre 1971 e 1973 e ainda em 1975.

Na chave de duplas os grupos também perderão a nomenclatura em letras e passarão a chamar-se 'Ashe/Smith' e 'Fleming/McEnroe'.

A parceria dos norte-americanos Arthur Ashe e Stan Smith conquistou a primeira edição do Finals, em 1970, juntos a dupla venceu ainda o torneio de Estocolmo, na Suécia, também em 1970. Apesar da honraria nas duplas, Ashe destacou-se no circuito de simples, onde foi top-2, conquistou 33 títulos e foi dos primeiros negros a ganhar destaque no esporte.

Já a segunda parceria de norte-americanos de Peter Fleming e John McEnroe foi escolhida por ter vencido sete edições consecutivas do Finals. Fleming foi top 8 em simples, onde conquistou três títulos, mas destacou-se nas duplas onde foi número um do mundo e conquistou 61 títulos, sendo 52 deles ao lado do McEnroe e 0 tricampeonato do US Open e tetra em Wimbledon. McEnroe foi número um do mundo em simples e em duplas e conquistou 77 títulos de simples, sendo sete títulos do Grand Slam, e 72 nas duplas, oito Slams.