Nadal

(Foto: AFP / VALERY HACHE)

TÊNIS NEWS
17/04/2016
12:42
Monte Carlo

Depois de quase dois anos sem títulos de Masters 1000, o espanhol Rafael Nadal voltou a sorrir nos maiores torneios do mundo e conquistou, neste domingo, o título do torneio de Monte Carlo, eve nto que abre a temporada de saibro.

Em um grande jogo com várias trocas de bola e jogadas bonitas e batalha, o número cinco do mundo venceu por 7/5 5/7 6/0 após 2h46min de duração.

Rafa volta a levantar o título no principado desde 2012 e ergue a nona taça no evento que venceu consecutivamente desde 2005 e teve a série interrompida em 2013 por Novak Djokovic.

Esta também é sua 68ª conquista na carreira, primeira na temporada e primeira de Masters desde o triunfo em Madri, na Espanha, em maio de 2014. Enquanto isso, Monfils jogou sua terceira final de Masters e perdeu todas somando o 19º vice em 24 decisões.

Nadal soma sua 48ª conquista no piso lento, ficando a uma do argentino Guillermo Vilas, o maior vencedor de canecos na superfície.

O jogo

Nadal largou na frente com 3/1, mas viu Monfils igualar jogando com bolas fulminantes na direita. O duelo ficou emocionante com pontos bonitos e muito disputados, muito físico. Nadal tornou a quebrar, mas Gael igualou novamente. Rafa fez ótimo game pra confirmar em 6/5 e Monfils acabou perdendo o saque e o set com melancólica dupla-falta, 7/5 em 1h14min.

Na segunda etapa o francês largou quebrando em 3/1, sofreu o empate, mas foi correndo na frente no set. Nadal marcou 5/4 após virar novamente, mas Gael conseguiu uma quebra na quarta chance com erros do espanhol e fechou com erro de backhand de Nadal por 7/5 em 1h03min.

Na terceira parcial Monfils deu duas duplas-faltas seguidas pra perder o saque no segundo game, passou a cometer erros. Nadal abriu 3/0, pegou confiança, foi pra cima e Gael não foi mais o mesmo perdendo o saque duas vezes. Nadal fechou o jogo com lindo winner na corrida de forehand. Se ajoelhou, vibrou e até chorou: 6/0.