Rafael Nadal

Rafael Nadal (Foto: JOHANNES EISELE/AFP PHOTO)

Tênis News
06/05/2016
16:28
Madri (Espanha)

O Masters de Madri será palco do 24º confronto no circuito profissional entre Rafael Nadal e Andy Murray, no que será também uma reedição da grande final do torneio em 2015. O encontro marcado será agora pela semifinal da competição.

O espanhol, quinto do ranking mundial, superou o português João Sousa, 35º, em um duelo de 2h05, muitas alternâncias e o placar em 6/0 4/6 6/3 tendo Rafa Nadal convertido três aces contra um de Sousa, que cometeu 30 erros não-forçados contra 21 do espanhol, que disparou 20 bolas vencedoras contra 14 de Sousa.

Com um inicio de partida avassalador, Nadal abriu 3/0 e duas quebras em menos de 12 minutos e passou a ditar todo o ritmo da disputa. Sousa, por sua vez, tentava de tudo para melhorar, aplicou uma maior resistência, mas seguiu sem confirmar games de saque.

Na segunda etapa a situação mudou de figura. Motivado e como se estivesse ganhando a partida, Sousa teve uma postura altiva, forçou o espanhol a salvar breakpoint já no primeiro game e buscou a variação de jogadas. A tática deu certo, Sousa chegou a salvar três chances de quebra no sexto game que ficou em disputa por nove minutos, mas seguiu menos errático e mais agressivo e conquistou a quebra de saque de Nadal no décimo nono game sacando para a parcial.

No terceiro set, o jogo seguiu moldes da segunda etapa. Os dois tenistas sacaram taticamente e tentaram forçar o serviço do rival. Melhor para Nadal, que em um erro do português viu a porta da quebra se abrir no oitavo game e na desperdiçou.

Garantido na semifinal em Madri, o tetracamapeão Rafael Nadal busca sua sexta final em Madri contra o escocês Andy Murray, que simplesmente atropelou o tcheco Tomas Berdych em 6/3 6/2.

Este será o 24º confronto entre Nadale Murray no circuito profissional. O espanhol lidera em 17/6 e venceu o último encontro entre eles disputado no saibro do Masters de Monte Carlo este ano. Em Madri, será a terceira vez que eles se enfrentam. Nadal venceu o primeiro que foi válido pela semifinal da competição em 2007 e Murray venceu a final em 2015.