Rafael Nadal (Foto:AFP / GLYN KIRK)

Rafael Nadal (Foto:AFP / GLYN KIRK)

Tênis News
20/11/2015
15:27
Londres (Inglaterra)

O espanhol Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, entrou em quadra classificado à semifinal do ATP Finals contra o compatriota David Ferrer, sétimo da ATP, que já estava eliminado, mas não teve vida fácil para manter-se invicto no torneio.

Nadal precisou de 2h37 para fechar a partida de virada com o placar em 6/7 (2) 6/3 6/4 tendo disparado 32 bolas vencedoras contra 25 de Ferrer, que cometeu 42 erros não-forçados contra 33 de Rafa que viu o compatriota converter seis aces contra um seu.

O primeiro set começou muito favorável a Nadal, que abriu com uma quebra de saque e fez 3/0 no placar com duas quebras, mas viu o compatriota reagir. Ferrer tomou uma postura mais agressiva, passou a entrar em quadra e a diminuir a quantidade de trocas de bolas, devolveu as quebras e fez 4/3 no placar. A partida seguiu igual até o décimo primeiro game, quando David foi quebrado após erro boo e precisou de quatro chances na sequência para devolver nova quebra e forçar o tiebreak.

Ali, Ferrer foi sólido no saque e viu Rafa cometer a primeira dupla-falta da partida, abriu duas mini-quebras de vantagem, teve uma delas devolvidas, mas voltou a ter mini-break e controlou o placar.

No segundo set, Ferrer seguiu pressionando nos games de saque de Nadal, seguiu em jogo equilibrando no saque do compatirota e vencendo os seus com mais tranquilidade, até ver Rafa fazer excelentes devoluções no oitavo game, conquistar a quebra de saque e serviu para o set com tranquilidade.

A terceira etapa começou com um game de 14 minutos, em que Ferrer salvou cinco chances de quebra e confirmou seu saque. A partir daí, os espanhóis passaram a pressionar no saque do adversário sem muito sucesso, até que no nono game, Nadal acertou dois belos forehands na paralela, conquistou a quebra de saque e serviu para a partida.

Neste sábado, Nadal encara o sérvio Novak Djokovic pela XXª vez no circuito profissional. Líder do Grupo Ilie Nastase, o espanhol enfrentará o segundo colocado do Grupo Stan Smith na primeira semifinal às 12h.

Ferrer foi eliminado na fase de grupos do Finals após perder as três partidas pela segunda vez na carreira, em 2014 aconteceu o mesmo o espanhol de Javea. O mesmo dado negativo é compartilhado com David pelo argentino Guillermo Coria, que disputou o torneio duas vezes na carreira (2004 e 2005) e sequer venceu uma partida.