Rafael Nadal - Rio Open (Foto: Yasuyoshi Chiba/ AFP)

Rafael Nadal - Rio Open (Foto: Yasuyoshi Chiba/ AFP)

TÊNISNEWS
06/01/2016
13:21
Rio de Janeiro (RJ)

A ATP divulgou nesta quarta-feira a lista completa com os tenistas que disputarão a chave principal do Rio Open apresentado pela Claro, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, com organização da IMM. Com a confirmação da participação de Fabio Fognini (21º), e das jovens estrelas Dominic Thiem(20º) e Jack Sock (26º), que se juntam a Rafael Nadal (5º), David Ferrer (7º), Jo-Wilfried Tsonga (10º) e John Isner (11º), o Rio Open, terá a sua edição mais forte de todas, com 4 tenistas entre os 11 da ATP, 5 entre os top 20 e 10 entre os 40, na disputa pelo título do maior torneio de tênis da América do Sul e único na região a ter também um evento WTA International, simultaneamente.



Campeões da primeira e da segunda edição do Rio Open, respectivamente, Nadal e Ferrer serão os grandes favoritos ao título deste terceiro ano de ATP World Tour 500 no Rio, mas não terão vida fácil, com a participação inédita de Tsonga e Isner, dos jovens Thiem e Sock e do vice-campeão de 2015, o italiano Fabio Fognini, todos entre os 21 primeiros mais bem colocados no ranking da ATP.
Além deles, outro grupo de fortes jogadores garantiu presença no Rio Open. Alexander Dolgopolov, o ucraniano que encantou os cariocas com sua habilidade e jogo variado na primeira edição, chegando ao vice-campeonato, também estará de volta ao Rio. Com Dolgopolov vem outros dois jogadores entre os top 40, com destaque para o brasileiro Thomaz Bellucci, que jogará o Rio Open em uma das melhores fases da carreira e o uruguaio Pablo Cuevas, quadrifinalista no ano passado.

Os argentinos não poderiam ficar de fora do maior torneio da América do Sul. Juan Mônaco, Federico Delbonis e Guido Pella entraram direto na chave principal.
Um outro batalhão de espanhóis também brigará pelo título no Rio, ao lado de Nadal e Ferrer. Os ex-top 10s, Fernando Verdasco (7º. Em 2009) Nicolas Almagro (9º. Em 2011) confirmaram presença, assim como Albert Ramos Vinolas, Pablo Carreno Busta, Inigo Cervantes, Pablo Andujar, deixando o país com 8 jogadores na chave.

Santiago Giraldo (COL), Paolo Lorenzi (ITA), Andreas Haider Maurer (AUT), Alaz Bedene (GBR), completam a lista do Rio Open.

Com apenas 23 dos 32 jogadores confirmados, a chave ficará completa após a definição dos 4 tenistas do qualifying, 4 convidados da organização do evento, sendo um desses reservado pra tenistas da lista A+ da ATP e uma vaga de special exempt.

"Sem dúvida nenhuma esta é a lista mais forte do Rio Open. Já tínhamos garantido a presença de 4 tenistas entre os 11 da ATP e agora temos 5 entre os 20 e 10 entre os 40. Além de números temos nomes interessantíssimos, como o Fognini que fez muitos fãs aqui no Rio, no ano passaado, o Dolgopolov que volta depois do vice de 2014, os novatos Thiem e Sock que são as novas estrelas da ATP, o Almagro e o Verdasco e o Bellucci em uma das melhores fases da carreira. Sem dúvida teremos jogos eletrizantes e uma disputa mais acirrada do que nunca pelo título," disse Luiz Procopio Carvalho, Diretor do Torneio.



LISTA ATP
Rafael Nadal (SPA)- 5º
David Ferrer (SPA) - 7º
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 10º
John Isner (USA)- 11º
Dominic Thiem (AUT) - 20º
Fabio Fognini (ITA)- 21º
Jack Sock (USA) - 26º
Alexander Dolgopolov (UKR)- 36º
Thomaz Bellucci (BRA) - 37º
Pablo Cuevas (URU) - 40º
Aljaz Bedene (GBR) - 45º
Federico Delbonis (ARG) - 52º
Juan Monaco (ARG) - 53º
Albert Ramos Vinolas (ESP) - 54º
Andreas Haider Maurer (AUT) - 63º
Pablo Andujar (SPA)- 64º
Pablo Carreño Busta (SPA) - 67º
Fernando Verdasco (SPA) - 64º
Paolo Lorenzi (ITA) - 68º
Santiago Giraldo (COL) - 70º
Inigo Cervantes (SPA) - 72º
Nicolas Almagro (SPA) - 73º
Guido Pella (ARG) - 74º