Nadal

Nadal (Foto: MARWAN NAAMANI/AFP)

TÊNIS NEWS
19/01/2016
06:20
Melbourne (Austrália)

Sete anos depois, Fernando Verdasco, 45º colocado, conseguiu uma doce vingança diante de Rafael Nadal, quinto colocado, e eliminou o dono de 14 Grand Slams logo na estreia do Aberto da Austrália, primeiro Major da temporada, jogado no piso duro em Melbourne.

Verdasco, que em 2009 na semifinal perdeu batalha por 6/4 no quinto set em pouco mais de cinco horas, precisou 4h41min para superar o adversário por 7/6 (8/6) 4/6 3/6 7/6 (7/4) 6/2.

Foi o 17º embate entre os dois e a terceira vitória de Fernando que ganhou três dos últimos quatro encontros entre os dois.

Para Nadal é mais uma frustração cedo em um Grand Slam. Ele perdeu logo na segunda rodada de Wimbledon, na terceira do US Open e havia feito quartas em Roland Garros e em Melbourne na última temporada.

O jogo

A primeira etapa foi muito equilibrada, sem quebras, até o tie-break onde no detalhe Verdasco fechou contando com uma dupla-falta de Nadal no 6 a 6. Nos dois sets seguintes, Rafa jogou mais solto e aproveitou-se dos erros de Verdasco para fazer 6/4 6/3. Na quarta etapa, Fer entrou mais solto, passou a bater firme de fundo, quebrou Nadal, permitiu o empate, mas foi mais sólido novamente no tie-break.

O quinto e decisivo set parecia que seria a favor de Nadal que abriu 2/0 e teve break-point para ampliar a margem. Mas o oponente de Madri se salvou, viu Rafa encolher o braço com bolas curtas e dominou, acertou winners para todo o lado, atacou nas devoluções e deu um pneu moral com seis games seguidos.