Rafael Nadal (Foto:AFP / GLYN KIRK)

Rafael Nadal (Foto:AFP / GLYN KIRK)

LANCE!
12/02/2016
19:44

No jogo que fechou a programação da tarde no ATP 250 de Buenos Ares, na Argentina, Rafael Nadal, quinto do ranking da ATP, passou sufoco, mas superou o italiano Paolo Lorenzi, 52º, e se garantiu na semifinal do torneio, onde enfrenta Dominic Thiem.

Nadal precisou de 1h51 para fechar o placar em 7/6 (3) 6/2 tendo disparado dois aces contra cinco de Lorenzi, que venceu 75% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 73% de aproveitamento do espanhol.

Em um primeiro set que parecia controlado por Nadal, que conquistou a quebra de saque no quarto game e abriu 4/1 no placar, tornou-se complicado, com o italiano sacando melhor e buscando movimentar o espanhol. Firme nos saque Lorenzi foi agressivo também com as devoluções e devolveu a quebra de saque no sétimo game, equilibrando o placar e encaminhando a disputa para o tiebreak.

Ali, o espanhol acelerou com o forehand, abriu 3/0 com duas mini-quebras, mas viu o italiano arrisca com backhand jogar bem devolver as mini-quebras e igualar a disputa em 3/3. Confiante, o espanhol buscou entrar em quadra e em erro do italiano fechou a parcial.

No segundo set a disputa seguiu com o italiano trabalhando bem com primeiro serviço e o espanhol forçando na devolução. Rafa conquistou a quebra de saque no terceiro game em bela deixada e abriu 3/1 no placar. Lorenzi ainda tentou pressionar, no quarto game, fez Nadal salvar breakpoint e seguiu correndo atrás do placar. o italiano voltou a ter o saque quebrado no sétimo game após muita resistência, tentou pressionar, mas pouco pode fazer.

Na semifinal do torneio, Nadal, que é o atual campeão encara o quinto favorito, o austríaco Dominic Thiem que dominou o sérvio Dusan Lajovic em 6/4 6/2.

Nadal e Thiem se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, pela chave de Roland Garros em 2014 e o espanhol venceu em sets diretos e sem muitas dificuldades.