Nadal joga mal, sofre no início, mas passa por Querrey em Madri

Espanhol faz sua pior atuação na temporada de saibro, mas está nas quartas em casa

Rafael Nadal
Rafael Nadal (Foto: JOHANNES EISELE/AFP PHOTO)

Escrito por

O espanhol Rafael Nadal, 5º no ranking da ATP, jogou uma de suas piores partidas na temporada de saibro, mas bateu o americano Sam Querrey, 37º, por 6/4 e 6/2, em 1h09min, passando às quartas de final do Masters 1000 de Madri, onde já venceu três vezes.

Querrey começou o jogo mostrando o que tem de melhor: o saque. Com dois aces, fez 1/0. No segundo game, Rafa cometeu uma dupla falta e viu Querrey descer a mão na direita, que machucaria muito Rafa nos games seguintes. Rapidamente, o americano tinha 4/1, usando a simples estratégia de fazer dois ou três aces por game e machucar o espanhol com a direita, arriscando quase todas.

O fantasma da má fase de Nadal veio à tona quando ele deixou evidente a instabilidade e a insegurança de quando não conseguia afundar suas bolas e o adversário o encurralava. Sacando em 1/4, o espanhol cedeu mais um break point em 30/40. O ponto poderia ter sido aquele que definitivamente o enterraria na parcial, mas foi o que marcou a mudança. O tenista de Manacor sacou de forma muito inteligente, achando bem a esquerda do oponente.
Depois disso, Rafa jogou com mais tranquilidade, balançando o rival. Tirando-o da zona de conforto na qual ele disparava winner a torto e a direito, o ‘Touro Miúra’ passou a ver Sam Querrey disparar uma metralhadora de bolas para fora – foram quase 20 erros até o fim do set. Dessa forma, Nadal quebrou o adversário duas vezes em menos de 10 minutos, virando o jogo para 5/4. No décimo game, ele fez 40/15 e, na segunda chance, matou o ponto e o set em um ótimo smash do fundo de quadra.
Na segunda parcial, o ‘rei do saibro’ já saiu quebrando Sam, que cometeu dois erros, cedeu 0/40, salvou duas chances, mas levou uma bola no pé na terceira, não tendo chances de reagir. A insegurança de Nadal ainda mostrou um resquício no quarto game. Ele errou dois forehands fáceis e viu-se frente a um 0/40. O tricampeão na Caja Magica ainda salvou duas chances do estadunidense, mas Querrey jogou muito bem na terceira, balançando o balear, que, mesmo se defendendo de forma muito competente, não resistiu às marretadas.
No entanto, Sam Querrey já havia voltado a ser o de sempre e, após mais um erro, Rafa voltou a quebrá-lo no game seguinte.
Então, Rafael deslanchou. Ele confirmou seu saque de 0, contou com dois erros não forçados e uma dupla falta do rival para fazer 5/2 e sacou bem no oitavo game, finalizando a partida em 1h09min.
Amanhã, nas quartas de final, ele medirá forças com a surpresa do torneio, João Sousa, 35º da lista masculina, que superou, em três sets, o americano Jack Sock.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter