O tenista Andy Murray faturou o ouro nos Jogos de Londres-2012

(Foto: AFP PHOTO / VALERY HACHE)

Tênis News
07/05/2016
12:11
Madri (Espanha)

Deu mais uma vez Andy Murray, vice-líder do ranking da ATP, contra o espanhol Rafael Nadal, quinto da ATP, no saibro do Masters de Madri, na Espanha. Na reedição da última final, o escocês voltou a superar o local desta vez pela semifinal.

Campeão da última edição do torneio, Murray precisou de 2h11 para fechar a partida em 7/5 6/4 contra o tetracampeão do torneio, que cometeu 30 erros não-forçados em todo o jogo contra 35 do escocês, que disparou 26 bolas vencedoras contra 22 do espanhol, que converteu um ace contra oito de Murray.

Em um primeiro set duro e muito disputado, os dois tenistas apresentaram fragilidades que até então não haviam estado em quadra. Enquanto, Nadal conseguia vencer a maioria dos pontos jogados em seu primeiro serviço, Murray apresentava dificuldades enormes de encaixar seu primeiro serviço e passou boa parte do jogo trabalhando com saques táticos.

Pontos longos, posturas defensivas e pouca efetividade, os tenistas 'cozinharam' a partida nos primeiros games tentando compreender a tática do adversário. A quebra de saque veio para o escocês, que pressionando na devolução quebrou o serviço do espanhol no quarto game, abriu 4/1 no primeiro set e tentou administrar. Nadal não desistiu, ficou mais agressivo e devolveu a quebra quando Murray sacava para fechar o primeiro set e pressionou. O escocês não desistiu e quebrou o saque o espanhol no décimo segundo game e fechou a parcial.

No set seguinte, Murray seguiu com dificuldades para confirmar seus games de serviço, mas contou com a afobação de Nadal, que teve chances de quebrar o saque do rival em quatro games na disputa deste set. Entretanto, quem converteu o breakpoint foi o escocês no sexto game. Murray teve seu primeiro match-point no oitavo game, mas não conseguiu quebrar o saque do espanhol, que na sequência devolveu a quebra de saque na sequência salvando outro match-point.

Empurrado pela torcida, Nadal tentou a reação, mas vu o escocês pressionar na devolução do décimo game e conquistar a quebra que fechou a partida.

Murray defenderá o título em Madri contra o vencedor da partida entre o sérvio Novak Djokovic e o japonês Kei Nishikori.