Monteiro mira estabilização no nível ATP para 2017

Brasileiro subiu quase 400 posições no ranking em um ano.

Thiago Monteiro em Buenos Aires
João Pires/fotojump

Escrito por

Por Marden Diller - Após um ano fenomenal, o brasileiro Thiago Monteiro chegou à posição de número 82 no ranking da ATP e tornou-se o número 2 do Brasil. Em bate papo com o Tênis News o cearense falou da importância dos resultados do ano para sua carreira e projetou suas ânsias para 2017.

Monteiro teve seu ponto mais alto no ano ao vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga na primeira rodada do Rio Open. No restante da temporada, chegou às quartas de final do Brasil Open, do ATP 250 de Gstaad e fez oitavas de final no ATP 500 de Hamburgo. A experiência em torneios maiores, segundo Thiago, ajudou a encontrar pontos que precisavam ser melhorados em seu jogo.

“Sem dúvidas foi um ano muito importante pra minha carreira, muito acima do esperado. Também foi muito importante poder competir nesses torneios de alto nível para podermos ter uma noção das deficiências do meu jogo.”

“Agora estou na pré-temporada acertando esses detalhes, buscando mais tempo na quadra dura, melhorar minha defesa, minhas transições,” apontou. “Sei que esses ajustes serão essenciais para a minha temporada ano que vem. Vou começar o ano já em Chennai, depois em Sidney e depois o Australian Open. Em seguida espero estar no Rio Open mais uma vez e conseguir repetir os bons resultados.”

Os bons resultados em 2016 não serviram apenas para mostrar ao brasileiro os pontos que precisavam ser melhorados em seu jogo, mas também para elevar a confiança do cearense de apenas 22 anos e recompensar um trabalho árduo realizado ao lado do técnico João Zwetsch.

“Eu ganhei muita confiança no ano, passei a acreditar mais no meu jogo e em todo o trabalho que eu venho realizando na Tennis Route nos últimos dois anos. E no tênis não tem como parar de evoluir, o próprio Djokovic diz que precisamos estar em constante evolução.”

“Acho que estou longe de estar estabelecido no top-100, tenho muitos pontos à defender, muitos torneios para jogar, mas pretendo seguir insistindo nos torneios de nível ATP buscando me estabelecer bem e seguir jogando em alto nível e disputando sempre com os melhores. É isso que eu busco em 2017,” comentou animado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter