Monfils salva match-point, é campeão em Washington e passa Federer

Francês entra de vez na briga por uma vaga no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores da temporada do tênis

Gaël Monfils voa para salvar bola em Melbourne. Foto: Tennis Australia/Ben Solom
Gaël Monfils (Foto: Tennis Australia/Ben Solom)

Escrito por

Num jogo cheio de reviravoltas, o francês Gael Monfils, 17º do ranking, virou sobre o croata Ivo Karlovic, 35º, por 5/7, 7/6(6) e 6/4, em 2h13, e conquistou o ATP 500 de Washington, EUA, seu 6º título na carreira e primeiro da série 500.

É o sexto título da carreira do francês, conhecido pelo grande número de vice-campeonatos – dezenove, ao longo de seus treze anos na ATP. Washington também é o caneco mais importante para o top 20. Antes dele, ele conquistara Sopot, Metz, Montpellier (duas vezes) e Stocolmo, todos da categoria 250.

De quebra, o resultado ainda faz Gael Monfils ir ao nono lugar na Corrida dos Campeões – ranking que conta somente os pontos de cada tenista na atual temporada -, ultrapassar Roger Federer e entrar de vez na briga por uma vaga no ATP Finals, no fim do ano, em Londres – os oito melhores da Corrida se qualificam para o torneio, maior evento do calendário regular do tênis em importância após os Grand Slams.

Karlovic, por sua vez, buscava, no auge de seus 37 anos de idade, o segundo título em duas semanas – no último domingo, ele sagrou-se campeão em Newport, também nos Estaods Unidos.

O JOGO
No primeiro set, Monfils teve três set points no 4/5, mas Karlovic manteve-se firme em seu saque e empatou. No game seguinte, ele foi para cima do francês e conseguiu a quebra, que lhe valeria o primeiro set pouco depois: 7/5.

Na segunda etapa, o croata de 37 anos tomou o saque de Monfils e sacou para o jogo em 5/4. Novamente, o francês teve 0/40, mas dessa vez não desperdiçou. No tiebreak, então, os tenistas não cederam minibreaks e, com isso, Monfils sacou em 5/6 para permanecer vivo. Convertendo seus dois serviços, ele só escorou o saque de Karlovic no 6/7 e contou com um erro do experiente tenista para levar a segunda parcial e fazer a torcida delirar.

No set decisivo, Gael obteve a quebra logo no terceiro game e abriu 2/1. Sem dar chances em seu saque, ele conquistou, na capital estadunidense, o maior título da carreira depois de 2h13.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter