Gaël Monfils voa para salvar bola em Melbourne. Foto: Tennis Australia/Ben Solom

Gaël Monfils voa para salvar bola em Melbourne. Foto: Tennis Australia/Ben Solom

TÊNIS NEWS
16/04/2016
12:45
Monte Carlo

Depois de quase seis anos o francês Gael Monfils, 16º do mundo, vai disputar uma final de Masters 1000. Em duelo caseiro ele derrotou Jo Tsonga, nono colocado, e se garantiu para enfrentar Rafael Nadal na decisão deste domingo em Monte Carlo.

Monfils precisou de apenas 1h09min para marcar 6/1 6/3 contra o top 10 e marcar sua terceira vitória em sete duelos entre os dois.

Gael fez duas finais no Masters de Paris em 2009 e 2010 e terá chance de ganhar seu primeiro evento da série. Para tal terá que derrubar o octacampeão, Rafael Nadal, que bateu Andy Murray por 2/6 6/4 6/2 após 2h43min.

Esta será a 24ª final de Gael que soma apenas cinco títulos. Contra Nadal são treze jogos e onze vitórias de Rafa que levou a melhor nas três últimas. No piso lento três duelos e só vitórias do espanhol sem perder sets.

Na partida deste sábado Tsonga esteve desconectado o tempo todo, dando dupla-falta e cometendo demasiados erros. Monfils abriu 3/0 e saque, permitiu uma quebra de Jo, mas rompeu duas vezes mais. Foi vaiado ao término da parcial e voltou um pouco mais ligado, equilibrando, mas não por muito tempo. Devolveu uma quebra no sétimo game para igualar em 4/4, foi quebrado e viu Monfils fechar com dois erros seus: 6/3.

Gael será o primeiro francês numa final no torneio desde o título de Cedric Pioline em 2000.