Johanna Konta

Johanna Konta (Crédito: Tennis Australia)

TÊNIS NEWS
02/11/2016
15:06
ZHUHAI (CHN)

A quarta-feira marcou o segundo dia de jogos no WTA Elite Trophy, torneio em Zhuhai, na China, com as campeãs da WTA que não se classificaram ao WTA Finals. Primeira e terceira favoritas, Johanna Konta e Petra Kvitova venceram sem sustos.

A britânica Konta, 10ª do ranking mundial e , passou pela australiana Samantha Stosur, 20ª, por 6/4 e 6/2, em 1h18, e estreou com vitória no Grupo Azalea, que ainda tem a francesa Caroline Garcia.

Com o resultado, a tenista de 25 anos garantiu a permanência no top 10 até o início de 2017, já que os 3520 pontos – soma após a vitória de hoje – não poderão ser alcançados por Petra Kvitova, 13ª, que tem 2905. A espanhola Carla Suarez Navarro e a bielorrussa Victoria Azarenka não disputam mais torneios, e, portanto, não a ameaçam. Agora, na quinta-feira, Konta encontrará a francesa Caroline Garcia, que desafia Stosur amanhã. A primeira colocada de cada um dos quatro grupos vai às semifinais.

Terceira favorita, A tcheca Kvitova, por sua vez, não tomou conhecimento da italiana Roberta Vinci, 17ª: em apenas 46 minutos, fez 6/1 e 6/2, estabelecendo, também, uma ótima estreia na China. Na quinta-feira, Petra mede forças com a tcheca Barbora Strycova, 21ª, decidindo a vaga do Grupo Peony, já que Strycova também bateu Vinci em dois sets.

No outro jogo do dia, a suíça Timea Bacsinszky, 18ª, prevaleceu sobre a húngara Timea Babos, 25ª, que substituiu a espanhola Carla Suarez Navarro: 6/4 e 6/2, em 1h20. Como perdeu o primeiro jogo por duplo 6/1 para a convidada chinesa Zhang Shuai, Timea precisa de uma matemática improvável para avançar e ficar entre as quatro melhores da competição, pois Shuai necessita fazer apenas quatro games para se classificar.