Petra Kvitova

(Foto:JAVIER SORIANO/AFP/Lancepress!)

Tênis News
04/11/2016
14:03
Zhuhai (China)

Principal favorita na chave do WTA Elite Trophy de Zhuhai, na China - torneio que reúne as 11 melhores tenistas do após após as oito melhor e uma convidada -, a britânica Johanna Konta venceu a francesa Caroline Garcia e se garantiu na semifinal.

No último dia de disputas da fase de grupos, Konta, décima do ranking da WTA, entrou em quadra com a missão de vencer Garcia, 23º, em sets diretos e garantir que superaria a tenista francesa nos critérios de desempate. Ambas vinha de vitória sobre a australiana Samantha Stosur, que sequer venceu um set na disputa do torneio.

Konta precisou de 1h para fechar a partida em um duplo 6/2 tendo convertido cinco aces contra um de Garcia, que venceu 63% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 85% de aproveitamento da britânica.

Empatadas com uma vitória cada e em sets diretos, o desempate entre as tenistas foi no critério de games vencidos. Ambas venceram 12 games, mas Konta perdeu um a menos que Garcia, foram seis contra set e avançou.

Garantida no top 10 até o fim do ano desde a vitória sobre Stosur, Konta encara a convidada Shuai Zhang, que liderou o Grupo Camelia e venceu suas duas partidas.

Kvitova avança

Situação semelhante a de Konta, viveu a tcheca Petra Kvitova no Grupo Peônia. A 13ª do ranking da WTA entrou quem quadra contra a compatriota Barbora Strycova, 21ª, precisando de uma vitória simples para avançar através dos critérios de desempate.

Ambas haviam vencido a italiana Roberta Vinci em sets diretos e hoje Kvitova precisou de 1h11 para fechar o placar em 6/1 6/4 e se garantir na semifinal pelo critério de games vencidos e perdidos. Tanto Kvitova quanto Strycova venceram 12 games, entretanto Strycova acumulou sets games perdidos contra três da compatriota que encara na semifinal a ucraniana Elina Svitolina, 14ª, que venceu duas duas partidas na fase inicial pelo Grupo Rosa.