Madison Keys vai á final do WTA de Birmingham

Madison Keys - Divulgação

Tênis News
18/06/2016
13:00
Birmingham

A norte-americana Madison Keys, 16ª do ranking da WTA, conquistou uma bela e sofrida vitória de virada contra a espanhola Carla Suárez Navarro, 15ª, pela semifinal do WTA de Birmingham, na Inglaterra, e fez história ao se garantir no top 10.

Keys precisou de 1h41 para fechar o placar de virada por 3/6 6/3 7/6 (3) tendo disparado 12 aces contra um da espanhola, que cometeu 15 erros não-forçados contra 29 da norte-americana, que disparou 38 bolas vencedoras contra 10 de Navarro.

Em um jogo duríssimo, com as duas tenistas sacando bem e trabalhando seus games, Navarro conquistou a única chance de quebra que apareceu no primeiro set. Do mesmo modo, Keys trabalhou no segundo set, conquistando a única quebra da parcial.

No terceiro set, ainda mais agressivas, as tenistas quebraram o serviço da adversária uma vez cada e a partida, muito parelha, disputada e equilibrada, foi para o tiebreak, onde o saque da norte-americana fez diferença.

Com sua ida à final, Keys se garantiu no top 10 pela primeira vez na carreira e fez história se tornando a primeira norte-americana desde Serena Williams em 1999 a ingressar no top 10 pela primeira vez na carreira.

Na grande final em Birmingham, Keys encara tcheca Barbora Strycova, a quem enfrentou três vezes no circuito profissional e venceu duas vezes.

Definição de rival

A tcheca precisou correr atrás do prejuízo e vencer de virada após batalhar 2h09 contra a norte-americana CoCo Vandeweghe, 32ª do ranking da WTA, e fechar o placar em 2/6 6/4 6/3 tendo convertido trê aces contra seis da norte-americana, que venceu 60% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 56% de aproveitamento da tcheca.

Vindo embalada do bicampeonato no WTA de 's-Hetogenbosch, na Holanda, a norte-americana teve um inicio avassalador abrindo 5/0 no placar do primeiro set em 20 minutos, e viu a tcheca tentar reagir, um pouco tarde. Strycova não se rendeu buscou pressionar, conquistou quebra de saque já no quinto game, viu a rival devolver, mas insistiu e quebrou no segundo set forçando o terceiro, onde oscilou trocou quebras, mas manteve o foco e garantiu-se na grande final.