Kasatkina joga muito, faz história ao virar sobre Venus e vai á final em Indian

Russa vai à sua primeira final de torneio nível WTA Premier

Daria Kasatkina em Indian Wells
Reprodução

Escrito por

Aos 20 anos, a russa Daria Kasatkina, 19ª do ranking da WTA, fez história ao superar a ex-número 1 e atual oitava, Venus Williams, em um jogaço definido em batalha de 2h48 e se garantiu em sua primeira final de torneio WTA Premier em Indian Wells.

Kasatkina, que no torneio acumulou vitórias sobre a atual campeã do US Open e as ex-números 1 do mundo Caroline Wozniacki e Angelique Kerber, teve uma apresentação de gala, diante da solidez, experiência e tática de Venus Williams e fechou o placar em 4/6 6/4 7/5 tendo disparado 33 bolas vencedoras contra 49 da norte-americana, que cometeu 63 erros não-forçados contra 35 da russa, que converteu um ace contra dois da local.

A partida teve um inicio nervoso, com as duas tenistas jogando meu no saque da adversária e buscando a variação de jogadas. Kasatkina variou muito o peso dos golpes, enquanto Venus optou por ser agressiva desde a linha de base e entrar em quadra, jogando na rede. Como resultado, as tenistas trocaram quebras nos três primeiros games, com a vantagem em 2/1, Kasatkina confirmou, mas voltou a ser quebrada no sexto game ao arriscar nas paralelas, viu o placar se igualar e trocou outras três quebras com a norte-americana, entre o oitavo e décimo game, onde Venus fechou a parcial.

Na segunda etapa, Venus saiu quebrada, viu a russa abrir 2/0 e tentar administrar. No sexto game, a norte-americana arriscou tudo, devolveu a quebra, mas vacilou no game seguinte, trabalhou com segundo serviço e voltou a ter o saque quebrado. No oitavo game, Kasatkina lutou por 13 minutos. Foram cinco breakpoints e quatro igualdades, até que em um ponto de longas trocas, Venus bateu o forehand pra fora e a jovem confirmou e manteve-se sólida administrando a vantagem.

No set final, Venus abriu confirmando com muita solidez e pressionando a adversária, conquistou a quebra de saque, no segundo game, mas viu a variação da rival no game seguinte onde viu a quebra ser devolvida. O jogo seguiu em alto nível, com as tenistas batendo bolas incríveis como o voleio indefensável de Venus no terceiro game. Ali, a norte-americana sofreu, salvou dois breakpoints e disputou cinco igualdades para confirmar o saque.

O jogo seguiu e Kasatkina buscou as linhas, mas desperdiçou o breakpoint que tev no sétimo game. A partida seguiu e sacando para se manter no jogo, Venus sentiu o cansaço, trabalhou com segundo serviço e em dupla-falta deu à rival a chance da quebra, que foi convertida e colocou a russa sacando firme para fechar a partida.

Esta é a primeira final da carreira de Kasatkina em torneio nível WTA Premier. Ela busca repetir a vitória da compatriota Elena Vesnina, que é a atual campeã do torneio. A jovem busca ser a quarta russa campeã do torneio californiano, que além de Vesnina, tem Maria Sharapova como bicampeã(2006 e 2013) e Vera Zvonareva (2009) campeã.

Na final, Daria Kasatkina aguarda pela vencedora da partida entre a número 1 do mundo Simona Halep e a japonesa Naomi Osaka.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter