Copa Davis | EUA x Brasil | Marcelo Melo e Bruno Soares x Mike Bryan e Bob Bryan (Foto: Marcelo Ruschel/POA Press)

Copa Davis | EUA x Brasil | Marcelo Melo e Bruno Soares x Mike Bryan e Bob Bryan (Foto: Marcelo Ruschel/POA Press)

TÊNIS NEWS
05/11/2015
11:21
Paris (França)

Infelizmente a amizade teve que ficar de lado pelos interesses pessoais nesta quinta-feira. Coube um confronto brasileiro em um momento de vida ou morte para ambos. Marcelo Melo, que estreia esta semana como o número 1, jogando com o croata Ivan Dodig, derrotou Bruno Soares nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris, na França nesta quinta-feira.

Melo, que vem de três títulos seguidos que o levaram a fazer história nesta segunda-feira como o primeiro brasileiro no topo do ranking de duplas e primeiro a desbancar após mais de três anos os irmãos Bob e Mike Bryan do trono, superou seu antigo parceiro fixo e atual dupla da Copa Davis, Bruno Soares, por 2 sets a 1 com parciais de 6/4 3/6 10/6 após 1h26min de duração na quadra 1 do Palais Bercy, em Paris.

A vitória representou vaga nas quartas de final para Marcelo que aumenta suas chances na briga para agora terminar o ano como o número 1 do ranking, mas representou o fim das chances de Soares na briga por uma vaga no ATP World Finals, torneio com os oito melhores do ano.

Bruno e o austríaco Alexander Peya vinham de título no ATP 500 da Basileia, na Suíça, e vitória fácil contra o número três do mundo de simples, Andy Murray (com Colin Fleming) na estreia em solo parisiense, e necessitava desta vitória e mais uma contra os concorrentes Florin Mergea (Romênia) e Rohan Bopanna (Índia) para garantir vaga entre os oito melhores do ano.

A derrota simboliza também o fim da parceria Peya/Soares que jogou junta por três anos, chegou à vice-liderança do ranking mundial em 2013 com o vice-campeonato do US Open contabilizando dois títulos de Masters 1000, ambos no Canadá em 2013 e 2014, totalizando 12 canecos juntos. Bruno irá jogar no ano que vem com o irmão de Murray, Jamie.

Para Melo o ano continua. Ele tem a ponta garantida no ranking por esta e mais duas semanas. Com 850 pontos de vantagem restam 2500 na disputa desta semana em Paris (1000) e o ATP World Finals (1500) na briga direta com os Bryans. Melo, campeão de Roland Garros, joga esta semana e na próxima com o croata Ivan Dodig, o qual conquistou Roland Garros.

Melo e Dodig enfrentam exatamente Mergea e Bopanna nas quartas de final, nesta sexta-feira, e com a campanha já garantem 180 pontos na ATP.