Thomaz Bellucci disputa de duplas em Brisbane - Foto: Getty Images Latam/Divulgação adidas

Thomaz Bellucci disputa de duplas em Brisbane - Foto: Getty Images Latam/Divulgação adidas

Tênis News
05/01/2016
00:54
Brisbane (Austrália)

A estreia de simples na temporada 2016 de Thomaz Bellucci não foi muito diferente da estreia nas duplas no último domingo. O número um do Brasil e 37º do mundo também caiu na estreia de simples diante do sexto favorito, o belga David Goffin, 16º.

Em um jogo tático com muitos erros por parte dos dois tenistas, Goffin precisou de 1h22 para fechar o placar em um duplo 6/4 tendo convertido três aces contra sete de Bellucci, que venceu 62% dos pontos disputados com primeiro serviço contra 76% do belga.
Na próxima rodada, Goffin encara o vencedor da partida entre o surpreendente jovem japonês Yoshihito Nishioka e o francês Lucas Pouille.
O Jogo
Bellucci começou a partida em um game complicado, onde dos nove pontos jogados, seis foram com seu segundo serviço. O brasileiro abriu a partida precisando salvar breakpoint e sofrendo por cinco minutos. Também nervoso pela estreia, Goffin abriu seu primeiro game de saque na temporada com dupla-falta, mas confirmou o game aplicando a tática de atacar a primeira bola no backhand do brasileiro e foi confirmando game. O jogo seguiu equilibrado até o quinto game, onde Bellucci vacilou ao tentar variar jogadas, cometer erros e ter seu serviço quebrado. Dali em diante, Goffin trabalhou com saques táticos, evitando trocas longas com o brasileiro. Bellucci venceu os dois games seguintes de zero, mas não conseguiu reagir.
Na segunda etapa o natural de Tietê voltou a sacar mal, foi quebrado no primeiro game, mas viu o belga retribuir os erros e devolveu a quebra na sequência. Com a partida igualada, Bellucci ganhou confiança voltou a arriscar e com isso errar e ter seu saque quebrado novamente no quinto game. No game seguinte, o brasileiro pressionou, fez o belga sair de sua zona de conforto - o fundo de quadra - para salvar breakpoint, mas a pressão parou por aí. Sacando para se manter na partida no nono game, Bellucci cometeu dupla-falta e precisou de sangue frio para forçar o saque para induzir o belga ao erro em dois match-points. A reação do brasileiro parou por aí e Goffin sacou com certa tranquilidade para fechar a partida.